Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA DE SOUZA SANTOS

DISCENTE: ROSANGELA DE SOUZA SANTOS
DATA: 17/06/2014
LOCAL: Sala do NPGECIMA
TÍTULO: TÍTULO DO TRABALHO: PROJETO ARTE E MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: O CASO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE ARACAJÚ/SE.
PALAVRAS-CHAVES: Projeto Arte e Matemática, Interdisciplinaridade, Metodologia, Didática.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de alunos de uma escola pública, do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o método adotado pelos professores do Projeto Arte e Matemática. Buscou-se identificar como os jovens envolvidos no Projeto percebiam as práticas pedagógicas dos docentes e se os encontros proporcionados pela equipe dos professores correspondiam às suas expectativas. Assim, o estudo procurou analisar dados de pesquisa que pudessem servir como respostas às nossas indagações sobre a relação que os alunos mantinham com o projeto e se, por conseguinte, este contribuía para a formação do sujeito crítico, pensante, reflexivo e autônomo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados, a observação participativa, entrevistas, aplicação de questionários e registros fotográficos. As observações foram realizadas em apenas uma das escolas (a instituição idealizadora do Projeto) onde se focalizou as atividades desenvolvidas, pelos protagonistas do projeto, na perspectiva interdisciplinar. Nesta mesma instituição foram realizadas entrevistas com dois professores para entender as concepções didáticas destes profissionais sobre arte e matemática e analisar se estas tinham consonância com os procedimentos metodológicos adotados no Projeto Arte e Matemática. Também entrevistamos a diretora, a vice-diretora e a secretária desta escola objetivando entender a importância que a escola atribui à participação de professores e alunos em projetos. Um total de quarenta questionários foi aplicados junto a alunos de duas escolas distintas, sendo dividido em vinte para cada escola. Também foram realizados registros fotográficos dos estudantes em diferentes momentos dos encontros das atividades do projeto e das partes externa e interna do ambiente escolar. Tendo como propósito avaliar a eficácia do Projeto Arte e Matemática, realizamos um estudo comparativo entre o grupo de alunos participantes do projeto (PP) e o grupo de alunos não participantes (NPP). Os estudantes do grupo PP, não demostraram dificuldades em compreender os conceitos matemáticos e geométricos estabelecidos na grade escolar da escola; são estimulados a questionar, entendem a importância de estudar as representações geométricas de maneira interdisciplinar; sentem-se inteligentes e valorizados, e são capazes de aplicar seus conhecimentos em arte e matemática fora da escola, em suas experiências cotidianas. Em outras palavras, são sujeitos do próprio saber, assumem uma postura crítica e reflexiva diante do contexto sociocultural que os cercam e, consequentemente, são aprendizes autônomos. Por outro lado, os resultados indicam que os integrantes do grupo NPP, encontram-se em situação bem diferentes. Estes alunos não conseguem perceber a interação entre as disciplinas e têm dificuldade em assimilar os conteúdos trabalhados na sala de aula. Ou seja, para este público o ensino de arte e matemática não é significativo. Ficou evidenciado, portanto, que, a participação de alunos em projetos é bastante positiva, pois oferece aos jovens a oportunidade de aprender de forma dinâmica, interativa, participativa e reflexiva. Nessa perspectiva, constamos que os projetos contribuem para assegurar a permanência de estudantes na escola, e se constituem em ferramentas fulcrais contra a evasão escolar.

Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo ao Programa - 1227629 - FRANCISCA ARGENTINA GOIS BARROS

Notícia cadastrada em: 02/06/2014 09:37