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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVALDO DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIVALDO DA SILVA COSTA
DATA: 23/04/2014
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE ESTUDOS NPGECIMA
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA EM LIBRAS-SW: MONITORAMENTO INTERVENTIVO NA PRODUÇÃO DE SINAIS CIENTÍFICOS.
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão científica. Sistema simbólico. Surdez.
PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A inclusão consiste numa perspectiva de avançar a uma educação para todos, com todos e para cada um. Nesse contexto, esta dissertação apresenta os sinais científicos pesquisados e produzidos que expressam os termos químicos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) escritos em sistema quirográfico Sign Writing. Além disso, mostra a quirografia dos sinais em sistema computacional SW-Edit, variações linguísticas de alguns sinais pesquisados e faz uma interface mediadora, quando possível, da linguagem científica com a composição quirêmica dos sinais que expressam terminologias químicas na LIBRAS. O objetivo desta pesquisa foi produzir sinais químicos em LIBRAS para dar suporte à construção de conceitos científicos por alunos surdos no processo de educação científica. Espera-se que este trabalho contribua para o ensino de Química em LIBRAS e áreas interdisciplinares ao conhecimento científico, além de uma fonte de pesquisa principalmente para professores de Química, intérpretes educacionais de LIBRAS e alunos com surdez. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta pesquisa está relacionada aos elementos da pesquisa-ação e foi definida em duas etapas: mapeamento de sinais científicos nos dicionários impresso e virtual de LIBRAS e outras fontes; grupo de estudo contendo informantes surdos, instrutores e profissionais de LIBRAS pertencentes à sala de recursos multifuncional “Luan Fagundes Domingos” da Escola Estadual “Vicente Machado Meneses”, em Itabaiana/SE, para o monitoramento interventivo na produção de sinais científicos da Química em LIBRAS. Os resultados mostram sinais pesquisados em trabalhos científicos e nos registros lexicográficos da LIBRAS distribuídos entre conceitos, processos e materiais químicos em LIBRAS, além de sinais referentes aos termos químicos produzidos por informantes surdos no grupo de estudo. Apesar da quantidade de sinais referentes aos termos técnico-científicos de Química em LIBRAS, conclui-se que o processo de produção de sinais de Química para alunos deficientes auditivos/surdos ainda constitui um campo científico de estudo e área de investigação a ser ainda melhor e mais explorado pelos os profissionais do ensino, sendo necessário uma análise mais profunda da composição estrutural interna do léxico especializado no que se refere ao campo da linguística, principalmente a semântica, o que deve auxiliar na construção do conhecimento científico desses alunos por meio da ampliação do vocabulário de termos científicos expressos na Língua Brasileira de Sinais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Notícia cadastrada em: 10/04/2014 10:14
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