Banca de DEFESA: GARDENIA VALERIA DE ANDRADE OLIVEIRA

DISCENTE: GARDENIA VALERIA DE ANDRADE OLIVEIRA
DATA: 09/04/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIDÁTICA II - PISO SUPERIOR
TÍTULO: RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR EM LEITURA E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO PILOTO COM UMA AMOSTRA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação; Desempenho escolar, Aprendizagem em Ciências

No Brasil sistemas que avaliem a qualidade do ensino de Ciências ainda são poucos, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) atende a esse fim e em 2013 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP) também aplicou provas de Ciências através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Como referencial teórico para análise dos dados foi utilizado as concepções sobre a Alfabetização Científica. Sendo que o objetivo do presente estudo consiste na descrição e análise do desempenho de uma amostra de alunos em Ciências Naturais e Língua Portuguesa da região Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste com foco nas concepções de Alfabetização Científica a fim de compreender as possíveis relações entre o desempenho em Língua Portuguesa e Ciências. Entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 os alunos participaram de uma avaliação piloto coordenada pelos participantes do projeto denominado Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva multidisciplinar. A avaliação constituída por provas de múltipla escolha em Ciências da Natureza e Língua Portuguesa, direcionada a alunos do 2º e 5º ano do ensino fundamental e foi aplicada a 208 alunos, sendo 97 em Santa Maria, 34 em Cuiabá e 77 em Santa Luzia do Itanhy. Em Língua Portuguesa verificou-se que os alunos obtiveram melhores resultados nas questões relacionadas à decodificação enquanto que o desempenho para a compreensão leitora no geral apresentou medias de desempenho abaixo do primeiro. Em Ciências quando associamos as habilidades de um alfabetizado cientificamente aos resultados obtidos pelos alunos nas questões desta matéria, verificamos que os alunos conseguem de um modo geral reconhecer termos científicos e desenvolver conceitos, mas, não conseguem a mesma eficiência quanto à atribuição de significados próprios aos conceitos científicos. Um dos fatores que pode ter contribuído para a carência na atribuição de significação foi as dificuldades que os alunos sentiram durante o processo de leitura.

Presidente - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA