Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA DANTAS FERNANDES
DATA: 07/02/2014
HORA: 09:30
LOCAL: SALA DE ESTUDOS DO NPGECIMA
TÍTULO: A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS E/OU DEFICIENTES AUDITIVOS NAS DISCIPLINAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Matemática. Surdez.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:
A inclusão consiste em inserir todos os alunos nas classes regulares de ensino, buscando
respeitar e atender às suas necessidades sociais, culturais e educacionais. O objetivo geral
deste trabalho foi analisar o processo de inclusão de alunos surdos e/ou deficientes auditivos
nas disciplinas do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia na Universidade Federal de
Sergipe (UFS), campus de São Cristóvão. Pretendeu-se desenvolver uma análise da realidade
vivenciada pelos alunos, de suas dinâmicas de estudos, de suas dificuldades e das possíveis
barreiras pedagógicas e atitudinais do campus. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso
com abordagem qualitativa e descritiva. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se
entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações diretas. Esperamos, com esta
pesquisa, contribuir com ponderações que possam possibilitar a melhoria da vida acadêmica
dos surdos e/ou deficientes auditivos na UFS.