Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISLEINE SOUZA DA SILVA
DATA: 28/02/2014
HORA: 15:00
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: O DISCURSO PEDAGÓGICO SEGUNDO A TEORIA DE BASIL BERNSTEIN: O CONTEXTO DE SALA DE AULA NO ENSINO DE QUÍMICA.
PALAVRAS-CHAVES: Relações na escola, discurso pedagógico, teoria de Basil Bernstein
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho tem por objetivo descrever aspectos sociológicos do âmbito escolar utilizando-se da Teoria de Basil Bernstein, em específico o Modelo do Discurso Pedagógico centrado no contexto escola/sala de aula. Os sujeitos da pesquisa são direção, coordenação, alunos, pais ou responsável e professores de química do Ensino Médio da rede pública e particular de ensino da cidade de Itabaiana-SE. A pesquisa foi desenvolvida a partir da metodologia mista. Os resultados mostram que as relações entre os sujeitos professor-escola apresentam em determinados momentos deficiências, professor-pais são praticamente inexistentes, professor-aluno ocorre de maneira mais efetiva. Para uma prática pedagógica favorável ao desenvolvimento escolar deve-se buscar o estreitamento das relações entre todos os sujeitos envolvidos.