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Banca de DEFESA: EDVALDO JOSE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVALDO JOSE DOS SANTOS
DATA: 12/08/2013
HORA: 08:00
LOCAL: SALA DE AULA DO NPGED
TÍTULO: PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NO LABORATÓRIO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Atividade Experimental, Intervenção, Interdisciplinaridade.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta dissertação relata e analisa um processo inédito de desenvolvimento de metodologia de
ensino no laboratório de física, dentro de uma instituição de ensino superior da região
nordeste brasileira. Ao longo do processo foram identificadas as reais dificuldades dos alunos
em associar as atividades experimentais com as descrições dos fenômenos físicos estudados e
a utilidade que estes têm no dia a dia. Para iniciar a construção da metodologia de ensino foi
realizado um acompanhamento da forma de desenvolvimento das atividades experimentais
em laboratórios de física por estudantes de um curso técnico em eletrotécnica e de outro curso
de licenciatura em física. Também fez parte do processo a revisão da literatura sobre
tendências promissoras de ensino, levando-nos a julgar que o uso de alguma forma alternativa
de ensinar, tornaria a física ensinada mais acessível e menos intimidadora, portanto
provocadora de maior prazer no instrutor e nos alunos, nos seus respectivos papeis de
professor e aprendizes. Dessa forma, foi elaborada e aplicada uma metodologia de ensino de
natureza interdisciplinar caracterizada pela busca da construção ampla e atualizada do
conhecimento nos alunos. O conjunto de observações realizadas sobre a metodologia aplicada
foi analisado dentro das teorias defendidas por pesquisadores como Fazenda, Lenoir, e
Pietrocola, entre vários outros. A análise dos dados nos permitiu identificar a importância da
intervenção do professor entre etapas inseridas na metodologia do ensino interdisciplinar,
como a construção de relatórios desde o momento que um grupo de alunos recebe o material
que será trabalhado, até o momento de sua apresentação. Descrevemos também, como parte
da análise, possíveis adversidades, como o trabalho em grupo pouco produtivo e a pouca
formação aprimorada do professor para se adequar ao método proposto, e a forma de superá-
las dentro deste tipo de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1621810 - DIOGENES REYES ARDILA
Interno - 2523631 - ELIANA MIDORI SUSSUCHI

Notícia cadastrada em: 28/07/2013 14:49
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