Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANA SILVA SANTOS
DATA: 15/04/2013
HORA: 09:00
LOCAL: São cristóvão
TÍTULO:
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O(S) USO(S) DE CALCULADORAS E COMPUTADORES POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ARACAJU-SE
Computador. Calculadora. Professores de Matemática.
Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar se e como os professores de Matemática da rede estadual de Aracaju utilizam o computador e a calculadora para abordar conteúdos matemáticos. Para isso, inicialmente foram selecionadas catorze escolas públicas da rede estadual localizadas nas cinco zonas geográficas de Aracaju e que possuem laboratórios de informática instalados pelo ProInfo- Programa Nacional de Tecnologia Educacional. De cada umas dessas escolas foram selecionados dois professores de Matemática, um do ensino fundamental e outro do ensino médio. Como sustentação teórica, foram adotados autores como Fedalto (2006), Carneiro (2008), Borba e Penteado (2010) e Canavarro (1993) para analisar os tipos de usos que os professores fazem da calculadora e do computador, D’Ambrósio (1989) para identificar possibilidades de “como” ensinar Matemática e Fiorentini e Lorenzato (2006) para o entendimento sobre Educação Matemática. Com base nas vinte e sete entrevistas semiestruturadas e na apropriação das leituras efetuadas é possível afirmar que a maioria dos professores utiliza o computador e a calculadora para abordar conteúdos matemáticos, sendo que esses instrumentos são utilizados predominantemente como recursos. Uma vez que o uso do computador ocorre de duas formas, somente pelo professor para expor algum conteúdo ou por ele e pelos alunos para quando depois de abordado conteúdo são usados softwares para comprovar a teoria. A principal justificativa para esse é para essa forma de uso é por entender que o computador é um instrumento de motivação. Já a calculadora é utilizada na maioria das vezes como instrumento para efetuar cálculos de forma a agilizar a resolução das contas, conferir resultados, realizar cálculos complexos com precisão e menos frequentemente como instrumento de investigação.