A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÉSIA MARIA DOS SANTOS LAPA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÉSIA MARIA DOS SANTOS LAPA
DATA: 08/03/2013
HORA: 08:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática_CCET
TÍTULO:

O ENSINO DE FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS: um estudo a partir dos encaminhamentos de professores de Matemática do 7º ano da rede municipal de Aracaju/SE


PALAVRAS-CHAVES:

Fração. Significados de fração. Professores de Matemática.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa investiga o ensino de fração no 7º ano do ensino fundamental a partir dos encaminhamentos adotados por professores de Matemática das escolas da rede municipal de Aracaju/SE tomando como referencial teórico os cinco significados de fração: Medida, Número, Operador Multiplicativo, Parte-todo e Quociente defendidos por Nunes et al (2001; 2009), Campos, Magina e Nunes (2006) e Magina e Campos (2008) a partir dos pressupostos  dos campos conceituais de Vergnaud (1996; 2009), Plaisance; Vergnaud (2003), Magina et al (2008). Para tanto, toma-se como elemento de aproximação a análise do livro didático A Conquista da Matemática (GIOVANNI JÚNIOR; CASTRUCCI, 2009) do 7º ano adotado por dezesseis (16) das dezenove (19) escolas da rede municipal de ensino que atendem aos anos finais do ensino fundamental, bem como de trinta (30) cadernos de Matemática que foram fotocopiados de alunos do 7º ano que estudaram em 2012. A apreciação de tais instrumentos ocorreu por meio dos princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Com base nos dados coletados e seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa, de acordo com Lüdke e André (2007) e Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (1998), conclui-se que o significado Operador Multiplicativo é o significado mais abordado pelo livro didático em análise e que todos os professores trabalham atividades em pelo menos um dos cinco significados de fração sendo que o significado Número é mais enfatizado por nove (09) dos 15 docentes envolvidos na pesquisa, seguido pelo significado Operador Multiplicativo que é o segundo mais trabalhado no 7º ano.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1308179 - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA

Notícia cadastrada em: 04/03/2013 14:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf