Notícias

Banca de DEFESA: JACQUELINE LIMA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACQUELINE LIMA DA SILVA
DATA: 25/03/2013
HORA: 09:00
LOCAL: CAMPUS SÃO CRISTÓVAO - AUDITÓRIO DO NPGED
TÍTULO:

ENSINO A DISTÂNCIA versus ENSINO PRESENCIAL: PRINCIPAIS DIFERENÇAS SOCIOECONÔMICAS E FORMATIVAS DOS GRADUANDOS EM QUÍMICA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino a Distância; Ensino Presencial; características socioeconômicas e formativas


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo principal levantar características essenciais para se traçar um perfil com aspectos socioeconômicos e formativos dos licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), bem como analisar o conjunto de características inerentes aos alunos do Ensino a Distância (EaD) e do Ensino Presencial (EP). O levantamento de dados foi realizado visando: i) conhecer, por meio de levantamento bibliográfico, as principais características utilizadas no delineamento de um perfil socioeconômico e formativo dos graduandos; ii) identificar e analisar as características levantadas nos dois grupos de alunos (EP e EaD) a fim de se delinear um possível perfil dos graduandos em Química Licenciatura.  Para execução deste propósito, foram consultados alunos (dos cursos presencial e a distância), professores que lecionam nas duas modalidades de ensino e tutores (presenciais e a distância). Utilizou-se como instrumento para coleta dados o questionário - em módulos específicos para cada categoria de participantes da pesquisa – aplicado presencialmente e por meio de correio eletrônico. Nos módulos de questionário, procurou-se investigar sobre aspectos sócioeconômicos – idade, sexo, cor, renda mensal, estado civil, etc. – e aspectos referentes à formação acadêmica – dificuldades enfrentadas no decorrer do curso, acesso aos livros de referência e ao material didático, etc. Por meio da análise dos dados, podemos afirmar que quanto as características dos alunos do EP e do EaD no tocante aos aspectos sócioeconômicos, estas diferem em maior intensidade no que se refere a faixa etária de ingresso no curso, quanto ao exercício profissional e quanto a idade atual. Observou-se que os graduandos do EaD apresentam uma maior idade, em relação aos alunos do EP, tanto no momento de ingresso no curso quanto na faixa etária atual e que em sua totalidade exercem uma atividade profissional. Quanto às características formativas, no EaD pode-se perceber a dificuldade no acesso a livros, bem como a falta de participação dos alunos dessa modalidade em grupos de pesquisa, outro destaque reside na baixa disponibilidade de tempo para estudar.       


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1683703 - JUVENAL CAROLINO DA SILVA FILHO
Interno - 2523631 - ELIANA MIDORI SUSSUCHI
Externo à Instituição - DANIELA GONÇALVES DE ABREU
Notícia cadastrada em: 25/02/2013 21:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r15440-bf36319aa9