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Banca de QUALIFICAÇÃO: WELINGTON FERREIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELINGTON FERREIRA SANTOS
DATA: 22/02/2013
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE AULA DO NPGED
TÍTULO:

O PENSAMENTO MULTIPLICATIVO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU.


PALAVRAS-CHAVES:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Matemática – Pensamento Multiplicativo – Autonomia.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

O presente estudo tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: de que forma os métodos utilizados na escola pesquisada, contribuem para a construção do pensamento multiplicativo na criança de forma autônoma? Para respondê-lo, buscamos analisar os métodos utilizados para o desenvolvimento do pensamento multiplicativo em uma escola pública de Aracaju (em turmas de 4° e 5° ano) e suas contribuições para o desenvolvimento da autonomia das crianças em seus estudos de Matemática, buscamos ainda, identificar quais as metodologias utilizadas com crianças em sala  que desenvolvem o pensamento multiplicativo, como são utilizados os jogos e tratamento da informação para  desenvolver este pensamento, que saberes são mobilizados pelo professor para a mediação desse processo e como as falas das crianças apontam indícios de como elas constroem o seu pensamento multiplicativo. A metodologia da pesquisa é de base qualitativa com estudo de caso etnográfico e teve como sujeitos as crianças e os professores do 4° e 5° ano, durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de: 1) observação participante, 2)  entrevista em sala de aula e em diferentes espaços da escola,  com crianças e professores, 3) análise dos documentos referentes à escola, sua história, funcionamento e currículo e 4) registros no diário de campo, destacados a partir de uma coleta de dados que foi realizada de janeiro a outubro do corrente ano e permitiu um contato aprofundado com a realidade estudada.  O aporte teórico estudado, teve como autores principais as pesquisas de Vygotsky (2005, 2008), Vergnaud (2009, 2010), Nunes et.al (2005), Magina et. al. (2008), Moysés (2001), D’Ambrosio e Sabba (2011), De la Taille et.al. (1992), Geertz (2011) e Müller (2010).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1227529 - MARIA CRISTINA MARTINS
Interno - 1308179 - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Notícia cadastrada em: 20/02/2013 14:27
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