Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE CRISTINE DO AMARANTE MATOS

DATA: 26/09/2012
LOCAL: AUD. NPGED
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A CAATINGA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO ALTO SERTÃO SERGIPANO

PALAVRAS-CHAVES:

Educação do campo, Ensino de Ciências, Representações sociais

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

No Ensino de Ciências também devem ser discutidas as relações entre cultura, ciência e ensino, permitindo o confronto entre o senso comum e o saber científico, sob a perspectiva de construção de novos significados sobre o ambiente, cooperando para uma melhor relação entre a sociedade e natureza e possibilitando também práticas pedagógicas mais integradas ao contexto local, uma vez que contribui para trabalhos em Educação Ambiental pautados na realidade da região. Uma educação que discuta as particularidades do local é uma necessidade da educação do campo porque estes grupos são compostos de comunidades com história, identidade e temporalidade diversas. Uma das perspectivas de trabalho para a contextualização dos conteúdos nas áreas rurais é a partir dos problemas ambientais da comunidade, ao considerar a relação dos conceitos científicos com aspectos sociais, econômicos e culturais, promovendo uma Educação Ambiental formal através da análise de questões que contemplem as necessidades do ambiente natural e das comunidades que ali interagem. Diante da importância de trabalhar o Ensino de Ciências contextualizado em escolas do campo a partir das problemáticas ambientais da região, este trabalho se propõe a identificar as representações sociais de alunos sobre o ambiente em que vivem, já que na representação social encontra-se a forma como os conhecimentos científicos foram apreendidos e internalizados pelas pessoas, juntamente com seus conhecimentos tradicionais.

Presidente - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN