Banca de DEFESA: DAIANA ORNELAS FREIRE

DATA: 18/05/2012
LOCAL: Auditório do DED
TÍTULO:

Atividades práticas no Ensino de Ciências no segundo ciclo da rede municipal de Aracaju/SE

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências; Atividades Práticas; Aprendizagem.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa se insere na discussão sobre o uso do trabalho prático como instrumento no processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências, pois a utilização deste tipo de metodologia oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar o processo de investigação científica, de construção de conceitos e de formulação de hipóteses, contribuindo assim para que haja uma aprendizagem significativa. Assim, esta dissertação teve como problema instigador, analisar a percepção do uso de atividades práticas no ensino de Ciências no segundo ciclo do ensino fundamental em algumas escolas da rede municipal de Aracaju, SE. Para tanto, as atividades práticas foram categorizadas segundo os conceitos de Leite (2001) e Dourado (2001). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. Desta forma, a primeira etapa da presente pesquisa consta da aplicação de questionários com 16 professores de Ciências do 6° ano da rede municipal de Aracaju. A análise dos questionários permitiu criar categorias para a seleção dos professores para a segunda etapa de coleta de dados: a entrevista. As entrevistas foram realizadas com cinco professores representantes de três categorias distintas, criadas para abranger diferentes perfis dos docentes. A análise das entrevistas deu indícios de que, apesar das atividades práticas serem percebidas como estratégia metodológica favorável para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, sua realização no cotidiano escolar enfrenta dificuldades constantes.

Presidente - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Externo à Instituição - FÁBIO THEOTO ROCHA

Notícia cadastrada em: 18/02/2013 17:56