Banca de DEFESA: MARCILIO NUNES MOREIRA

DISCENTE: MARCILIO NUNES MOREIRA
DATA: 28/01/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO E COMPARAÇÃO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE FRUTOS DO UMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda Câmara) DO SUDOESTE BAIANO
PALAVRAS-CHAVES: Compostos voláteis, Compostos bioativos, Genótipos de umbu, HSSE-GC-MS
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares

O umbuzeiro, planta pertencente ao gênero das Spondias e família Anacardiaceae, possui 18 espécies que estão localizadas nas Américas, Ásia e Oceania. O fruto pode ser consumido in natura ou processados em diversos outros produtos. Com produção brasileira estimada em 7765 t no ano de 2018 e tendo a Bahia como maior estado produtor desses frutos, sendo responsável por 5752 t do total produzido, esse fruto foi responsável por movimentar aproximadamente 8.260.000,00 de reais no ano de 2018. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar compostos bioativos e atividade antioxidante de diferentes genótipos de umbu (Spondias tuberosa Arruda Câmara) do sudoeste baiano e realizar a comparação entre eles. As seguintes análises foram realizadas: índice de acidez, pH, sólidos solúveis, atividade de água, cinzas, cor, lipídios, proteínas e umidade segundo metodologia do Instituto Adolfo Lutz (IAL, 2008). Os compostos bioativos (fenólicos, flavonoides totais, carotenoides totais) foram analisados conforme metodologia específica para frutas e a determinação da capacidade antioxidante, foi realizada pelo método de captura do radical ABTS+•, atividade sequestrante do radical livre DPPH•, potencial antioxidante redutor férrico (FRAP) e capacidade de absorção de radicais de oxigênio (ORAC), aos quais foram determinados por espectrofotometria. A identificação e quantificação dos compostos voláteis foi realizada por cromatografia gasosa de alta resolução acoplado a uma espectrômetria de massa (HSSE-GC-MS). Os resultados obtidos foram tratados estatisticamente com software SAS. Dentre os 13 genótipos analisados se destacaram apresentando mais que 50g de massa dos frutos o BGU44, BGU45, BGU61, BGU75 e EPAMIG01. O genótipo BGU 61 apresentou maior teor de umidade, AT (% de ácido cítrico) e maior quantidade de cinzas, BGU44 apresentou maior ºBrix e maior valor de pH. Todas as variedades apresentaram Aw elevada não havendo diferença significativa entre elas. O genótipo BGU45 se destacou obtendo maiores quantidades de compostos fenólicos totais (32,15 mg EAG/100g) e flavonoides totais (0,88 mg QUERCETINA/100g) o EPAMIG01 foi encontrado 35,3288(µg de β-caroteno/g de polpa) sendo a maior quantidade entre os genótipos analisados. Os genótipos BGU45 e BGU44 obtiveram os melhores resultados para atividade antioxidante pelos ensaios ABTS+•, DPPH•, FRAP e ORAC. Foram encontrados compostos voláteis específicos nos genótipos BGU45 (butyl acetate e humulene), BGU61 (γ-muurolene, β-selinene, 3,7(11)-selinadiene, valencene e γ-selinene) e BGU75 (methyl hexanoate, 4-pentenyl butyrate, 1-hexanol, 1-octen-3-ol).

Presidente - 6330812 - NARENDRA NARAIN
Externo à Instituição - RAFAEL DONIZETE DUTRA SANDES
Externo à Instituição - RAQUEL ANNE RIBEIRO DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 24/01/2022 16:13