Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN KARINE SANTOS DE JESUS

DISCENTE: ELLEN KARINE SANTOS DE JESUS
DATA: 10/12/2021
LOCAL: Online
TÍTULO: SAÚDE, SABOR OU RECOMPENSA? ATITUDE DE CONSUMIDORES SERGIPANOS COM RELAÇÃO AOS ALIMENTOS.
PALAVRAS-CHAVES: Escalas de atitude. Consumo alimentar. Sabor. Saúde. Identidade de gênero.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos

Conhecer o quanto o consumidor local prioriza o aspecto nutricional e de saúde dos alimentos, preferencialmente a outras propriedades, como o sabor, é fundamental não só para o sucesso do grande e pequeno empreendedor da área de alimentos, como para a formulação de programas governamentais que buscam orientar os consumidores para escolhas saudáveis. Para avaliar a importância que os consumidores atribuem à saúde e às características hedônicas dos alimentos em suas escolhas alimentares, ou ainda, o quanto suas atitudes alimentares derivam-se de aspectos emocionais, como o uso de alimentos como recompensa, Roininen et al. (1999) desenvolveram um questionário denominado Health and Taste Attitude Scales (HTAS) que tem sido utilizado com sucesso em diversos países. No Brasil o questionário foi traduzido e validado por Soares, Deliza e Gonçalves (2006) e por Korita, et al. (2014) e intitulado EARSS. Considerando-se a falta de informações sobre os fatores que influenciam as escolhas alimentares dos sergipanos, e tendo em conta que a escolha dos alimentos é um comportamento pouco homogêneo entre indivíduos de diferentes gêneros, a presente pesquisa tem por objetivo identificar a atitude de sergipanos com relação a aspectos de saúde e sabor dos alimentos, nos seguintes grupos de interesse: i) indivíduos com sobrepeso e obesidade (grupo I), ii) universitários eutróficos dos gêneros masculino e feminino (grupo II) e, iii) indivíduos transgêneros (grupo III). A identidade de gênero dos indivíduos será definida conforme proposto por Linsenmeyer e Waters (2021). Após a aprovação junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe , as 38 frases que compõe o questionário EARSS serão avaliadas por 400 indivíduos dos três grupos anteriormente mencionados, obtendo-se no mínimo 100 respostas de indivíduos do grupo I, 100 do grupo II e 100 de cada gênero do grupo III. Os indivíduos irão reportar seus graus de concordância ou discordância a cada frase utilizando uma escala Likert de 7 pontos, onde 1= discordo totalmente e 7= concordo totalmente. Após a coleta dos dados, os valores dos indivíduos a cada frase serão somados. Uma alta pontuação do indivíduo na escala de saúde, indica que, em sua escolha alimentar, ele apresenta atitude positiva com relação a alimentos saudáveis, light e naturais, o que possivelmente se reflete em seu comportamento de compra e consumo dos alimentos. Uma alta pontuação na escala de sabor indica uma atitude mais positiva com relação ao uso do alimento como fonte de recompensa e prazer, o que possivelmente se reflete em seu comportamento de compra e consumo. Análises de Variância permitirão identificar diferenças entre os grupos (eutróficos vs sobrepeso e obesidade), entre os gêneros (masculino x feminino x transgêneros), dentre outras. O IMC de todos os respondentes será calculado a partir de dados auto reportados e análises de correção de Pearson entre IMC versus pontuações nas escalas de saúde e sabor permitirão obter informações importantes para a elaboração de campanhas educativas. De forma complementar, o total de cada indivíduo em cada escala (saúde e sabor) será analisado pela técnica multivariada Mapa Interno de Preferência, permitindo a segmentação dos indivíduos em função apenas de suas atitudes com relação à saúde e sabor na escolha e consumo alimentar. A consistência interna de cada escala (saúde e sabor) será avaliada pelo coeficiente de Cronbach, enquanto a validade de construção será estimada pela comparação do grupo I com o grupo III. Diferenças ao nível de significância p≤ 0,05, confirmarão validade de construção de cada escala.

Presidente - 1786979 - MARIA APARECIDA AZEVEDO PEREIRA DA SILVA
Interno - 1548928 - PATRICIA BELTRAO LESSA CONSTANT
Externo à Instituição - ROSIRES DELIZA

Notícia cadastrada em: 08/11/2021 09:36