Banca de DEFESA: VALDETE KALIANE DA SILVA CALISTO

DISCENTE: VALDETE KALIANE DA SILVA CALISTO
DATA: 30/08/2014
LOCAL: Laboratório de Flavor e Analises Cromatográficas
TÍTULO: “Capacidade Antioxidante de Frutas Tropicais/Regionais em Distintos Métodos in vitro.”
PALAVRAS-CHAVES: Frutas, antioxidante e compostos fenólicos
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos

O Brasil é o terceiro produtor mundial de frutas. As frutas tropicais, em particular, regionais contêm elevado valor nutritivo. Atualmente o consumo de frutas tem aumentado. Vários autores têm associado os efeitos benéficos à saúde do homem ao consumo regular de frutas devido à presença de substâncias antioxidantes como os compostos fenólicos, a vitamina C e os carotenoides, estes têm sido apontados como os principais responsáveis pelo efeito protetor exercido pelas frutas. O objetivo do trabalho foi identificar e quantificar compostos fenólicos em particular, ácidos fenólicos, em frutas tropicais/regionais (caju, mangaba e jenipapo), além de verificar a capacidade antioxidante em modelos in vitro distintos. Os antioxidantes são classificados em sintéticos e naturais e podem ser definidos como compostos que expressam a capacidade de inibir a oxidação, reduzindo a concentração de radicais livres no organismo e/ou a partir da quelação de íons metálicos. Quando há demasiada produção de radicais de oxigênio podem ocorrer doenças e danos profundos nos tecidos, os antioxidantes são capazes de reduzir estes danos. O estresse causado pelos radicais livres que biomoléculas sofrem está associado com as patologias de um grande número de doenças crônicas não transmissíveis. Os compostos fenólicos presentes em plantas enquadram-se em diversos grupos, como fenóis simples, ácidos fenólicos, cumarinas, flavonóides, estilbenos, taninos condensados e hidrolisáveis, lignanas e lignina, sendo considerado como tendo uma elevada capacidade de eliminação de radicais livres. Os compostos fenólicos estão presentes em produtos vegetais. As propriedades antioxidantes dos frutos variam em função do conteúdo de componentes fenólicos, vitaminas C e E, carotenoides e flavonóides. Fruta e outros vegetais têm sido reconhecidos como importantes alimentos na redução do risco de várias doenças crônicas Atualmente não há um método padrão para determinar com exatidão a atividade antioxidante em alimentos de origem vegetal e seus subprodutos e cada um exibe distintos e específicos mecanismos para verificar a atividade antioxidante, tal como, remoção de radical peroxil (ORAC), capacidade de reduzir metal (FRAP) ou radical orgânico (ABTS) e peroxidação do 2,2-difenil-1-picrilidrazil (DPPH). São considerados métodos simples, de baixo custo e de fácil interpretação. As frutas (caju, jenipapo e mangaba) para a realização da pesquisa serão adquiridas no comércio local de Aracaju/SE e padronizadas quanto ao tamanho e estágio de maturação e nestas será feita a determinação do conteúdo de fenólicos totais e perfil de ácidos fenólicos, determinação do potencial antioxidante determinação de fibras dietéticas e de conteúdo mineral. Apesar de existir estudos sobre os diversos benefícios que as frutas representam à saúde, ainda há uma grande variedade de frutas tropicais, em particular regionais, com composição química desconhecida. A caracterização físico-química de frutos e a quantificação dos seus componentes bioativos são imprescindíveis para a compreensão do valor nutritivo e para aumentar a qualidade e valor do produto final.

Interno - 2481282 - ALESSANDRA ALMEIDA CASTRO PAGANI
Presidente - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Externo ao Programa - 1689571 - JANE DE JESUS DA SILVEIRA MOREIRA

Notícia cadastrada em: 15/08/2014 16:12