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Banca de DEFESA: DENISE CRISTINA SILVA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENISE CRISTINA SILVA ROSA
DATA: 27/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: PROGRAMA JOVEM APRENDIZ: AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA INSERÇÃO DOS JOVENS EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO
PALAVRAS-CHAVES: trabalho; educação da juventude(s); formação profissional; programa de aprendizagem.
PÁGINAS: 214
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

O presente estudo objetiva analisar as contribuições da formação profissional dos jovens egressos nos Programas de Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac) em Sergipe, do Centro de Formação Profissional de Aracaju (CFP-Aju), com a para verificar as contribuições da formação para a inserção no mercado de trabalho. Temos os objetivos específicos: contextualizar a educação profissional do Senac no cenário nacional e em Aracaju-SE, refletindo sobre a formação na perspectiva dos jovens egressos e instrutores da aprendizagem; investigar se a formação profissional nos Programas de Aprendizagem do Senac/SE contribuiu para a inserção dos jovens no mercado de trabalho; investigar as trajetórias de trabalho e educacionais destes após a saída dos programas; reconhecer os seus projetos para o campo do trabalho e da educação. Partindo do problema de pesquisa, o que de fato essa formação contribuiu para a inserção dos jovens egressos no mercado de trabalho? Para responder essa questão, iremos nos pautar na formação técnico-profissional ofertada através dos Programas de Aprendizagem do Senac, que proporcionaram aos jovens relação de trabalho vinculada à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, que exige a obrigatoriedade de contratação de jovens entre 14 a 24 anos de idade como aprendizes, à égide da legislação trabalhista e de proteção aos jovens brasileiros. A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, com jovens dos Programas de Aprendizagem do Senac-SE, na Cidade de Aracaju. Foram aplicados 250 questionários com esses jovens com idade entre 18 a 24 anos, de ambos os sexos; foram selecionados 10 jovens para as entrevistadas semiestruturadas e 05 instrutores da aprendizagem que participaram da formação profissional. O referencial teórico foi fundamentado no materialismo histórico-dialético. As categorias analisadas foram “trabalho, educação e juventude(s)”, numa perspectiva de formação profissional, compreendendo os jovens egressos como sendo os sujeitos que vivenciaram toda a aprendizagem. Para análise dos dados desse estudo, foi utilizada a “análise do conteúdo”. Logo, as constantes transformações no campo do trabalho têm gerado mudanças objetivas e subjetivas na vida dos sujeitos que trabalham e neste cenário, os jovens substancialmente são os mais afetados, estando expostos ao desemprego e trabalhos precarizados. Em resumo, esse programa embora seja direcionado para inserir esses jovens egressos no mercado de trabalho, acaba por não dar conta, pois ele não consegue fazer isso, até porque esse é um programa que não se tem uma fiscalização para se garantir essa inserção, na verdade existe um déficit em relação a escolarização desses jovens que dificultam a sua inserção e permanência nesse mercado de trabalho. Efetivamente, esse programa acaba atendendo muito mais aos interesses do capital, porque promove uma mão de obra qualificada precarizada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GEOVANIA DA SILVA TOSCANO
Interno - 3359639 - IVAN FONTES BARBOSA
Presidente - 2454411 - VILMA SOARES DE LIMA BARBOSA

Notícia cadastrada em: 17/08/2021 11:18
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