A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO DANIEL ALVES CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO DANIEL ALVES CARVALHO
DATA: 24/10/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório da didática 2
TÍTULO: A construção social do capital reputacional de anfitriões do Aibnb Maceió
PALAVRAS-CHAVES: Reputação; Airbnb; economia colaborativa; hospedagem; turismo.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

As transações financeiras sofrem historicamente com problemas de confiança e para solucioná-los, utiliza-se algumas práticas como: relações comerciais de longo prazo, reputação, contratos e regulamentações legais. As plataformas virtuais de serviço de hospedagem passam por esse mesmo problema e comosolução utilizam sistemas de reputação, nos quais anfitriões e hospedes avaliam-se mutuamente, com basenas suas experiências de hospedagem. Assim, o trabalho objetiva identificar quais os processos legitimama construção social do capital reputacional dos anfitriões do Airbnb. A plataforma é um exemplo denegócio da economia colaborativa e tem como característica a relação direta entre pares, ou seja, aplataforma é um mediador das transações realizadas pelos seus usuários, por isso a necessidadecompreender como o sistema de reputação do Airbnb é utilizado e acionado pelos seus usuários. Pararealizar a pesquisa foi necessário compreender o mercado do turismo de hospedagem de Maceió e suasrelações com a economia colaborativa com a consequente análise do sistema de reputação como umaferramenta mediadora e mensuradora das relações de confiança. Assim foi necessário compreender omercado de hospedagem do Airbnb por meio das relações morais e como elas refletem nas avaliações deseus membros. A pesquisa teve duas etapas a exploratória-descritiva, quando se investigou o mercado doturismo, o Airbnb e seu sistema de reputação; e a segunda etapa é um estudo explicativo compreensivo com os anfitriões do Airbnb que residem Maceió que tem o intuito de identificar como eles constroem, mantem e utilizam a sua reputação na plataforma.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELAINE DA SILVEIRA LEITE
Interno - 1494768 - MARCELO ALARIO ENNES
Presidente - 1778934 - MARINA DE SOUZA SARTORE

Notícia cadastrada em: 23/10/2019 11:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10