Encontro sobre A música brasileira em Portugal: indústria do espetáculo e circuitos culturais alternativos no contexto da globalização

Data: 19/02
Hora: 15h
Local: Sala de Aula do Programa de Pós-Graduação em Sociologia -  Didática II.
Inscrições: As inscrições estarão disponíveis em breve pelo Sigaa e também poderão ser feitas diretamente no evento.

Resumo: Neste encontro iremos discutir a atual cena para os gêneros musicais brasileiros, nomeadamente, os circuitos do samba, forró, choro e maracatu, na cidade de Lisboa e arredores. A convidada vem realizando sua pesquisa através da observação participante em workshops, concertos e eventos sociais, e irá partilhar os resultados de suas análises sobre o processo de produção, difusão e consumo da música brasileira em Portugal, bem como, sobre o estabelecimento de circuitos culturais alternativos em torno desses gêneros musicais, em um contexto de globalização. Para além de trazer novos dados sobre a indústria da música em Portugal, a convidada pretende fomentar o debate sobre o desenvolvimento de políticas culturais democráticas que melhorem a infraestrutura e o fluxo musical entre os dois países com abrangência à diversidade musical brasileira, contribuindo na construção do imaginário português sobre o “ser brasileiro” para além do carnaval, mulatas e futebol.

Convidada: Cláudia Goes é jornalista, produtora cultural e musicista com atuação internacional. É Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e Pesquisadora Assistente do Instituto de Etnomusicologia da mesma Universidade.

Organização: Profª Drª Mariana Selister Gomes (PPGS e NTU).

Notícia cadastrada em: 04/02/2016 08:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e