EVENTO CEMAS

1O SEMINÁRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DO

ATHENEU SERGIPENSE - CEMAS

ENTRE PAPÉIS E LEMBRANÇAS:

O CEMAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Data: 31 de outubro de 2012

Local: Auditório do Atheneu Sergipense

O patrimônio arquivístico do Atheneu Sergipense, escola secundária criada no ano de 1870, possui um leque de informações que reflete a vida da própria instituição e que equipam sobremaneira sua existência histórica. São livros de atas, livros de matrículas, livro de ponto, cadernetas de notas e de aulas, correspondências expedidas e recebidas pela escola, ficha de alunos, provas de concursos, registros de visitantes dentre outras documentações de grande relevância.

Diante da riqueza de fontes localizadas naquela “Casa de Educação Literária” e entendendo que isto deveria ser preservado e organizado, a fim de oportunizar aos pesquisadores e a toda sociedade o manuseio do rico acervo de modo a desencadear estudos dentro da História da Educação, foi criado em 2005 o “Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense - CEMAS”.

Seu principal objetivo consiste em preservar os vestígios escritos ou não, o testemunho histórico e os documentos produzidos por aquele Colégio, além de criar informações necessárias para salvaguardar o patrimônio cultural e manter exposição permanente da memória educacional e social do Atheneu Sergipense que é parte significativa da História da Educação do Estado de Sergipe.

O Grupo de Pesquisas Disciplinas Escolares: História, Ensino, Aprendizagem (DEHEA) CNPq/UFS, promove o 10 Seminário do CEMAS objetivando apresentar a comunidade escolar do Atheneu Sergipense e a sociedade sergipana os estudos realizados com uma pequena parte da preciosa documentação. Tais estudos representam um diálogo com a História da Educação e revelam a importância da preservação do acervo do Atheneu Sergipense.

Coordenação: Profa. Dra. Eva Maria Siqueira Alves

Contatos: equipecemas@gmail.com

Exposição Fotográfica

O ATHENEU SERGIPENSE REVELANDO SUA HISTÓRIA”