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Banca de DEFESA: KÉSIA DOS ANJOS ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÉSIA DOS ANJOS ROCHA
DATA: 15/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: MANIFESTA POR UMA EDUCAÇÃO SEM JUÍZO: ARTIVISMOS DAS DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNEROS, CENSURAS E EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Artivismos das Dissidências Sexuais e de Gêneros. Políticas Antigênero. Educação. Educação sem juízo. Pesquisar Queer/Cuir. Cuiradoria. Políticas de Escrita.
PÁGINAS: 203
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

A presente pesquisa traz como temas de interesse as questões de gêneros e sexualidades entendidas como eixos de poder em disputa no âmbito das políticas e práticas educacionais na atualidade. Interessa discutir e problematizar as relações entre os artivismos das dissidências sexuais e de gêneros, movimentos de censura as artes e educação, partindo do seguinte questionamento: Como os artivismos das dissidências sexuais e de gêneros podem inspirar a produção de insurgências no campo da educação? Os esforços da investigação estiveram voltados para quatro cenas/produções artivistas que envolvem as dissidências sexuais e de gêneros: o lançamento do livro infantojuvenil A princesa e a costureira (2015), da escritora Janaína Leslão; a peça de teatro O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu (2016), protagonizada pela atriz Renata Carvalho; a performance La Bête (2017) do artista Wagner Schwartz e a série Born to Ahazar (obras de arte Travesti da lambada e deusa das águas e Adriano bafônica e Luiz França She-rá) do artista Bento Ben Leite (2013), expostas na Queermuseu – Cartografias da diferença na arte brasileira (2017). A partir de um olhar para as cenas e de conversas estabelecidas com us artistas, procurei compreender os processos de regulações e controles que envolveram movimentos recentes de censura a manifestações artísticas que abordaram as dissidências sexuais e de gêneros no Brasil, buscando identificar as possíveis ressonâncias desses atos de censura no campo da educação. No movimento de grafia da tese, mobilizo conceitos e afetações que emergem das produções teóricas dos feminismos, estudos queer e produções contracoloniais e assumo a escrita também como uma performance desobediente. Do exercício de pensar com as teorias, em aliança com os pensamentos de Glória Anzaldúa, val flores, Jup do Bairro. Rosana Paulino e Paul Preciado traço os caminhos metodológicos da pesquisa, compreendendo que epistemologia, ontologia e metodologia precisam estar em constante conversa. Com gestos instáveis de um pesquisar cuir/queer apresento a feitura de uma Cuiradoria como caminho de pesquisa. Aciono documentos oficiais do Vaticano e da Igreja Católica; notas, decisões e projetos governamentais; projetos de leis antigênero; acontecimentos e investidas de censura em redes sociais, além de conversas com algumas das pessoas envolvidas diretamente nos episódios narrados e, a partir de um olhar multifocal, me desloco a pensar arte, educação, censura e a produção da ideia de uma infância sob ameaça. Inspirada na pensadora val flores e na aposta de que podemos criar interrupções/interruqções na norma hegemônica, as cenas são entendidas como Ficções Endemoniadas frente às imposições do sistema binário cisheteropatriarcal e colonial. A ideia de provocar interrupções/interruqções na ordem hegemônica, de pensar a arte e a educação como possibilidades de rupturas críticas nas programações binárias de gêneros e sexualidades e na ordem colonial ainda vigentes, inspiram a feitura de uma educação sem juízo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - FERNANDO ALTAIR POCAHY
Externo à Instituição - GREGORY DA SILVA BALTHAZAR
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA LIMA SANTOS
Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI

Notícia cadastrada em: 30/01/2023 11:25
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