Banca de DEFESA: CELSO DANIEL MANDLATE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELSO DANIEL MANDLATE
DATA: 16/02/2023
LOCAL: Sala 402, didática 07
TÍTULO: Formação e atuação de professores no ensino secundário do Sistema Nacional de Educação: o período pós-colonial em Moçambique.
PALAVRAS-CHAVES: Formação e atuação de professores; Sistema Nacional de Educação de Moçambique; Pesquisa narrativa; Pós-colonialidade e educação.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação e a atuação dos professores do ensino secundário no Sistema Nacional de Educação (SNE) em Moçambique. O objetivo da pesquisa é analisar a continuidade e as possíveis assimetrias das relações entre a formação e a atuação dos professores no ensino secundário do contexto pós-colonial moçambicano. A tese está organizada em cinco seções: a primeira comporta a introdução, em que é apresentado o propósito, a estrutura e os demais elementos da pesquisa; a segunda discute a teoria de base; na terceira seção faz-se a revisão documental sobre o SNE; a quarta seção descreve a metodologia, o lócus e os dados da pesquisa; e, a última seção apresenta a discussão e a composição de sentido na formação e atuação de professores no SNE. A temporalização histórica ocorre a partir de 1975, ano em que a Guerra da Independência torna Moçambique liberto do domínio colonial português. Os dados foram levantados com base no método da Pesquisa Narrativa e envolvem nove colaboradores da Universidade Pedagógica e da Escola Secundária Samora Machel de Manjacaze. A análise teórica é desenvolvida com recurso ao campo dos estudos pós-coloniais, tendo em vista compreender a relação, o lugar e a pertinência da formação e atuação docente no ensino secundário do SNE. A discussão traz autores que tratam de estudos sobre a educação em geral e de modo específico a moçambicana, ampliando o repertório acadêmico que busca fundamentos para questionar as formas de colonialismos emergentes que influenciam negativamente as políticas públicas em África. O contexto analítico permite a compreensão dos fatores que contribuem para o desajuste da formação e das práticas pedagógicas no SNE. Depreende-se que as relações entre formação e atuação docente em Moçambique encontram-se comprometidas com fatores como: planos curriculares que não alcançam plenamente a realidade dos cursos e das escolas; inoperância de um certo conjunto de procedimentos formativos, sobretudo o material de ensino e os estágios curriculares; insuficiência de apoio institucional aos recursos humanos, materiais e financeiros que dão andamento aos planos operacionais internos da instituições de ensino; desperdício dos professores formados pela UniSave, antiga Universidade Pedagógica, que ficam sem um devido enquadramento em carreiras públicas por falta de verbas suficientes para contratação; dificuldades na comunicação e coordenação entre a UniSave e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH); inconsistências na atuação dos professores para responder às necessidades da realidade local; carência de profissionalismo na atuação dos professores, devido à forte dependência e limitação do SNE no cumprimento dos seus planos estratégicos e operacionais. Conclui-se que a formação e a atuação de professores em Moçambique são dependentes de uma condição neocolonial marcadamente mercantilizada, com a qual o SNE encontra-se envolvido por força da natureza de suas políticas de financiamento à educação pública. Por fim, o estudo realizado recomenda que o SNE deve reformular seus modelos atuais de formação docente por meio de novas propostas de políticas públicas para a Educação Básica.

Externo à Instituição - ESTER FRAGA VILAS BOAS CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1494768 - MARCELO ALARIO ENNES
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI