Banca de DEFESA: JOSIVAN DOS SANTOS MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIVAN DOS SANTOS MOURA
DATA: 25/11/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CAMPONESA
PALAVRAS-CHAVES: TIC. Capitalismo. Juventude e Identidade Camponesa. Formação de professores do campo. Emancipação camponesa.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esta pesquisa teve como propósito compreender em que medida as Tecnologias daInformação e Comunicação (TIC) contribuíram para a formação da identidade camponesa deestudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora Santana, localizada noassentamento Santana dos Frades no município de Pacatuba-SE. Para a realização dapesquisa, utilizamos como método de interpretação e compreensão do objeto investigado oMaterialismo Histórico Dialético por acreditarmos que a dialética marxista faz parte doconstructo da produção de conhecimentos válidos capazes de mostrar a natureza dascontradições impostas na sociedade. Utilizamos como principais teóricos: Marx (1975, 2011),Engels (1970, 1980, 2008), Hall (2019), Bogo (2010), Almeida (2020), Caldart (2011),Molina (2011). Tivemos como sujeitos da pesquisa os estudantes e professores do EnsinoMédio da referida escola, porém a centralidade da investigação foram os estudantes.Utilizamos na coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada, desta ambos ossujeitos participaram; daquele, somente os estudantes. Os territórios campesinos em Sergipeprecisam se manter vivos, consequentemente, precisam da “força” da juventude camponesa,mas isso não acontece com a participação dos estudantes investigados no assentamentoSantana dos Frades. Essa realidade é mais profunda do que imaginávamos encontrar nocampo empírico da pesquisa. Trata-se de uma condição que perpassa pelo poder do latifúndio,agronegócio e pelo silenciamento do Estado agindo como “sanguessugas” no território docampo do assentamento. Assim, os estudantes enfrentam, no cotidiano, os dilemas que osatormentam sem necessariamente pensar na possibilidade de superação. Após o término dapesquisa chegamos a estabelecer algumas respostas ainda que não sejam únicas e definitivas:a) os estudantes da Escola Santana são viventes de uma realidade política e contraditória cujaherança histórica em Sergipe apregoa o campo como território atrasado, inferior e incapaz; b)as condições impostas aos estudantes tentam desterritorializá-los, controlá-los, explorá-los edescriminalizá-los. Isto foi percebido por meio das contradições que identificamos durante apesquisa. É condição majoritária para o processo de reversão dessa lógica capitalista apresença da identidade camponesa internalizada na práxis desses estudantes, haja vista, que aidentidade camponesa se liga às lutas dos camponeses, à luta de classe, à luta contra opressão,à luta por igualdade de direitos e à luta por oportunidades sociais e materiais. No entanto, sepor um lado, tal identidade é a força motriz que pode guiá-los e motivá-los a buscarem umanova realidade para a situação do campesinato no território do campo do Santana dos Frades,por outro, as TIC identificadas e confirmadas na vida cotidiana desses jovens estudantes nãocontribuem com a formação da identidade camponesa, pelo menos por ora. Na forma comosão apropriadas e utilizadas pelos estudantes, as TIC refletem totalmente os propósitos docapital; carregadas de lógicas contrárias ao pensamento revolucionário do camponês. Sãotecnologias “encapsuladas” de interesses capitalistas voltados para o mercado. Desse modo,tudo que investigamos e que foi possível ser detectado e registrado faz parte de uma situaçãocomplexa que impõe a esses estudantes o enfrentamento dia após dia das dificuldades vividasno assentamento para reconstruir no bojo das disputas e lutas travadas as perspectivas de vidafutura melhor.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 915.198.615-91 - CLAUDIO PINTO NUNES
Externo ao Programa - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo à Instituição - JOSÉ FRANCO DE AZEVEDO