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Banca de QUALIFICAÇÃO: RENILFRAN CARDOSO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENILFRAN CARDOSO DE SOUZA
DATA: 26/10/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de estudos III, Didática II, piso superior.
TÍTULO: “Viveiro dos futuros professores”: configurações da “forma escolar” colégio de aplicação na estrutura de universidades no Brasil (1948-1982)
PALAVRAS-CHAVES: Colégio de Aplicação. Faculdades de Educação. Formação de professores. História da Educação. Universidades Federais.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

A presente tese investiga as configurações da forma escolar denominada Colégio de Aplicação vinculado às Universidades Federais do Brasil, no período de 1948 a 1982. A escolha desse marco temporal justifica-se pelo funcionamento do primeiro colégio de aplicação, em 1948, vinculado à Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro. Como data limite desta pesquisa foi estabelecido o ano de 1982, no qual o Congresso Nacional promulgou e sanciona a Lei nº 7.044/82 referente à profissionalização do ensino de 2º grau. Com vistas ao estudo da forma escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a pesquisa de cunho historiográfico está fundamentada na perspectiva da História Cultural. Foram identificados trabalhos que contribuem para a pesquisa e para a produção desta tese, uma vez que compreendem e referenciam formas escolares de constituição histórica de colégios de aplicação, por meio dos seus contextos históricos de criação, de campos de estágios e experimentação, das práticas docentes, de projetos, de regulamentos, de atribuições e o de funcionamentos, identificando, para tanto, as variáveis nos processos e nas definições de suas funções como colégios de aplicação vinculados às universidades. As fontes escritas foram organizadas e catalogadas da seguinte forma: a) documentos do CEMDAP – Centro de Pesquisa, Documentação em Memória do Colégio de Aplicação da UFS (Regimento interno, Relatórios de verificação prévia de funcionamento, Projeto escolar, Portarias); b) arquivo central – UFS (Recortes de publicações no Jornal a Cruzada e Gazeta de Sergipe, Relatórios da reitoria, Projetos, Recomendações, Circulares, Ofícios e Portarias) c) página oficial da biblioteca da UFS (Jornal A Cruzada 1959-1961). As fontes foram identificadas e coletadas em arquivos e/ou acervos físicos. Para a compreensão das configurações históricas em escala nacional, identificaram-se e selecionaram-se as seguintes fontes digitais: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (revistas científicas e pareceres técnicos), Domínio Público (legislações e coleções de educadores), entre outros. Os métodos de análises levarão em conta pressupostos da sociologia da educação e o conceito de capital de Pierre BOURDIEU, além do conceito de forma escolar de VINCENT; LAHIRE; THIN. Sendo assim, esta tese pretende identificar os efeitos que o projeto proporcionou para o desenvolvimento da forma escolar, bem como as inovações no contexto pedagógico e a inserção do colégio junto à universidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 426612 - JOSÉ GENIVALDO MÁRTIRES
Externo à Instituição - LAÍSA DIAS SANTOS
Externo à Instituição - CRISTIANO DE JESUS FERRONATO

Notícia cadastrada em: 07/10/2022 13:30
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