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Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA DAIANE FERREIRA CAMARGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA DAIANE FERREIRA CAMARGO
DATA: 16/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de estudos III, PPGED
TÍTULO: O ESTUDO DA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Conceitos; Matemática; Transtorno do Espectro Autista; Pesquisa-Ação.
PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A perspectiva da formação de conceitos elaborada por Vigotski, traduz umaatividade complexa que envolve as funções intelectuais, que por meio designos conduz para essa aquisição. Atividade presente em todas as fases queconstitui o processo de desenvolvimento e de aprendizagem dos sujeitos. Umaconcepção que estabelece dois tipos de conceitos: espontâneos e científicos.Teoria que perpassa a todos, e intercepta as ideias de inclusão, questões queconstitui uma potente área de investigação, o desenvolvimento e aaprendizagem das pessoas com deficiência. O objetivo dessa pesquisa écompreender a formação do conceito científico no processo de ensino e deaprendizagem da Matemática de alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA). Essa investigação foca na área de Matemática o que representaconceitos essenciais para a formação dos sujeitos e para o seudesenvolvimento no contexto sócio-histórico. Consiste em uma pesquisaqualitativa, utilizando a pesquisa-ação como aporte teórico metodológico, seráconstituída por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculadosem escolas regulares, que estejam cursando os anos iniciais do EnsinoFundamental que ainda não se apropriaram dos conceitos dos respectivosanos: 1o, 2o e 3o, e que participam das atividades do Grupo de Estudos ePesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa (GEPELC). Esse processose desenvolve num contexto inclusivo de elaboração de atividades, onde serãorealizados 10 encontros com os alunos pesquisados para o desenvolvimentode atividades de matemática que possibilitem a formação de conceitoscientíficos. O instrumento de coleta de dados será a observação participante,reuniões com equipe escolar e o processo de intervenção com alunos dasséries envolvidas, e criação de banco de dados. O diário de campo será oinstrumento utilizado para registro, seguido da elaboração de relatóriosdescritivo-analíticos. A partir dessa investigação busca-se compreender como a
formação de conceitos científicos de Matemática pode contribuir para ainclusão dos alunos com autismo. Deseja-se contribuir com esse processoelaborando um banco de dados com atividades de Matemática norteadoraspara os 1o, 2o e 3o anos do Ensino Fundamental que favoreça a aquisição deconceitos e contribua com o desenvolvimento cognitivo desses alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRO BRAGA VIEIRA
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Externo à Instituição - SILVIA TERESINHA FRIZZARINI

Notícia cadastrada em: 09/09/2022 09:25
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