Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS VICENTE MIRANDA SANTOS

DISCENTE: MARCOS VICENTE MIRANDA SANTOS
DATA: 05/09/2022
LOCAL: Didática VII, sala 402
TÍTULO: CAMALEÃO DIGITAL: o ensino remoto emergencial no Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias digitais. Pesquisa docente.
ÁREA: Educação

A pandemia do novo Coronavírus acelerou a adoção de tecnologias digitais na educação, ao mesmo tempo em que os docentes se viram envoltos em cenários diversos, evidenciados pelo abismo entre estudantes que possuíam condições estruturais básicas para enfrentar esse período de crise e outros que tinham na escola a oportunidade de realizar a primeira refeição do dia. No campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas não é diferente, pois acolhe desde estudantes das escolas públicas e privadas da cidade e municípios circunvizinhos até estudantes que realizaram todo o ensino fundamental na zona rural, seja nos cursos integrados ao ensino médio, seja na Educação de Jovens e Adultos, além dos discentes ingressantes no ensino superior. O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Educação, tendo por objetivo de analisar as políticas institucionais no contexto do Ensino Remoto Emergencial no Instituto Federal de Alagoas implementadas pelos professores do campus Piranhas durante o período da pandemia da covid-19. Assim, a princípio, este trabalho recorre a estudos que discutem: o ensino remoto emergencial, Arruda (2020; 2021) Hodges et al. (2020), Silva (2020); estudos que tratam sobre o digital e o pós-digital (CRAMER, 2014; CLAES THORE’N et al., 2019; SANTAELLA, 2016; STRIANO, 2019); discussões com documentos oficiais que regem o ensino remoto emergencial (BRASIL, 2020a, 2020b, 2020c, 2020d, 2020e, 2020f; IFAL, 2020); neoliberalismo e educação (BOA SORTE, 2020; SCHLESENER, 2021). Metodologicamente, esta pesquisa apresenta cunho qualitativo, caracterizado como Estudo de Caso (YIN, 2010), com procedimento de coleta de dados empíricos, tendo como fontes de informação, a bibliográfica e a documental. A coleta de dados será feita por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, analisados sob a perspectiva da pesquisa docente de Freeman (1998). Os participantes são os docentes responsáveis por ofertar disciplinas nos cursos integrados ao ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino superior durante o Ensino Remoto Emergencial.

Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Externo à Instituição - MARIO ANDRE DE FREITAS FARIAS

Notícia cadastrada em: 30/08/2022 07:58