Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNELI RODRIGUES SILVA
DATA: 30/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Didática VII, sala 201
TÍTULO: GÊNEROS JORNALÍSTICOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento midiático; Gêneros jornalísticos; Séries iniciais; Recursos didáticos; Tecnologias de informação e comunicação.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O estudo dos gêneros textuais da esfera jornalística, por apresentar uma relevância no processo de leitura e escrita, traz consigo um destaque para seu uso como recurso didático. Sendo assim, este projeto de dissertação tem como propósito compreender a relevância dos gêneros jornalísticos como recurso didático para o letramento midiático dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Procura-se verificar como os gêneros jornalísticos são utilizados e de que forma estão presentes no cotidiano escolar, de modo a contribuir no processo de letramento. Para tanto, a metodologia consiste em uma pesquisa de campo do tipo pesquisa-ação e de cunho bibliográfico, em que serão aplicados questionários e entrevistas a professores e alunos. Os dados serão interpretados a partir dos dados coletados dos participantes. Essa pesquisa contribuirá para novos entendimentos do processo ensino-aprendizagem, especificamente, dos gêneros textuais jornalísticos.