Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL NASCIMENTO SANTOS

DISCENTE: RAFAEL NASCIMENTO SANTOS
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Didática VII, sala 101
TÍTULO: SUPORTE EDUCACIONAL OFERECIDO ÀS PESSOAS SURDAS USUÁRIAS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ENSINO DA FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Surdos, Acessibilidade; Inclusão Escolar; Tecnologias da Informação e Comunicação; Formação de professores
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A comunicação é fundamental em todos os tipos de relações humanas, ela acontece de maneira satisfatória, quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida. As pessoas surdas, por terem dificuldade na linguagem oral, recorrem a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como canal para se expressarem. Em relação à educação sistemática dos surdos, mais especificamente no ensino da física, muitos professores, tradutores intérpretes de Libras e principalmente os surdos, passam por desafios. Os professores, por falta de formação não conseguem passar diretamente o conteúdo da sua disciplina para o aluno surdo; o tradutor interprete de Libras, muita das vezes não consegue passar alguns conceitos e explicar fórmulas da disciplina de física e consequentemente o ensino-aprendizagem do aluno surdo fica comprometida. Portanto, esta pesquisa buscará investigar o suporte educacional dos professores(as) de escola pública oferecido às pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais em relação ao ensino de Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo observacional e transversal com abordagem descritiva e analítica. Optou-se por essa abordagem por considerá-la a mais adequada para o alcance dos objetivos propostos. Sendo a amostra não probabilística por conveniência. Os dados qualitativos serão obtidos através da técnica de grupo focal, desenvolvido através de diálogo, seguindo um roteiro, formulado pelo pesquisador. A pesquisa será realizada com os(as) professores(as) da disciplina de física que tenham ou tiveram alunos(as) surdos(as), mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

Presidente - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS