Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON SILVA SANTOS

DISCENTE: ANDERSON SILVA SANTOS
DATA: 02/09/2022
LOCAL: Sala PPGED
TÍTULO: CURRÍCULOS PRATICADOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE PENEDO/AL: IDENTIDADES QUILOMBOLAS EM QUESTÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Educação Quilombola, Ensino Superior.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

Essa dissertação é fruto das minhas inquietações que se formam inicialmente na graduação em Turismo da UFAL Penedo, momento em que a minha identidade étnica, que por anos foi silenciada, começa a despontar a partir da minha inserção em atividades extensionistas da universidade. O objetivo dessa pesquisa é analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Biologia e bacharelado em Turismo, da Universidade Federal de Alagoas – Unidade Penedo-AL, observando se os mesmos contemplam ou não questões referentes às comunidades quilombolas, seus sujeitos, suas identidades, sua cultura e suas tradições. E para que isso seja possível, pretendo de maneira mais específica, analisar os documentos/currículos das graduações da Universidade Federal de Alagoas – Unidade Penedo-AL, principalmente os Planos Pedagógicos de cursos (PPCs) implementados nesta unidade; identificar quantos e quais são os estudantes quilombolas que estudam atualmente na UFAL/Penedo e realizar visitas às duas comunidades quilombolas de Penedo (Oitero e Tabuleiro dos Negros) para conhecer as identidades, culturas, saberes e tradições que ainda permanecem vivas nesses locais. Como recurso metodológico, a pesquisa se configura de caráter qualitativo. Nessa perspectiva, procederemos pelo estudo bibliográfico, pesquisa documental e Revisão Sistemática de Literatura, para a compreensão conceitual da temática. E para o levantamento de dados, com o intuito de ouvir as narrativas do sujeitos, utilizaremos entrevistas semiestruturadas, com a adoção de algumas ferramentas da história oral e para a interpretação desses dados será utilizado o método da hermenêutica. A pesquisa está organizada em capítulos e na primeira seção abordaremos os conceitos introdutórios e motivadores para a construção do campo. No capítulo seguinte, nos dedicaremos a discussão dos aspectos de formação curricular e como se articulam essas conexões com o viés étnico-racial. Posteriormente trataremos de uma caracterização do campo e dos sujeitos dessa pesquisa. Por fim, na última seção serão tratados os dados obtidos sob a luz de uma interpretação dessas narrativas.

Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo à Instituição - VALERIA CAMPOS CAVALCANTE

Notícia cadastrada em: 18/08/2022 07:32