Banca de DEFESA: JOSÉ FONSECA DA SILVA

DISCENTE: JOSÉ FONSECA DA SILVA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: a definir
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E COLABORATIVAS PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DA BIOSFERA
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura. Educação Pública. Interação. Responsabilidade. Sustentabilidade.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A sobrevivência exige ações imediatas em defesa do equilíbrio de funcionamento da Terra. As mudanças climáticas se apresentam como ameaças reais à vida. No contexto atual da humanidade, o binômio tecnologia-educação desempenha um papel decisivo no despertar da consciência responsável com a biosfera. O objetivo da pesquisa foi analisar as potencialidades das TDIC nas aprendizagens significativas e colaborativas voltadas para o desenvolvimento da consciência da biosfera por estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual 17 de Março, em Aracaju, nas aulas de Geografia. É uma investigação qualitativa. Buscou compreender a subjetividade dos sujeitos envolvidos e a interpretação da realidade. Isso levou o pesquisador a mergulhar na experiência junto com os participantes, exigindo uma atitude hermenêutica. Do ponto de vista procedimental, corresponde a uma pesquisa-ação. Permite maior flexibilidade na concepção e aplicação de dispositivos de pesquisa ao considerar conhecimentos prévios, discursos espontâneos nas interações e mobilizações de grupos em torno de ações concretas, contribuindo para a aprendizagem dos sujeitos ativos da pesquisa. Para situar o estudo no estado do conhecimento e atribuir rigor à pesquisa, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura. As buscas demonstraram, considerando o objeto de estudo na integralidade, a sua relevância na constituição do conhecimento. Os participantes foram os alunos de duas turmas. Os principais dispositivos de produção de dados foram observação participante, questionário semiestruturado, aplicativo Padlet e oficinas de execução de uma WebQuest. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. O que permitiu confirmar as potencialidades das TDIC para a ocorrência de aprendizados significativos e colaborativos e para a conscientização sobre a biosfera. Na condição de materiais significativos, as TDIC encontram ressonância na base cognitiva do estudante, tornando-se parte do aglomerado de subsunçores construído a partir das ações da vida cotidiana imersa na cibercultura, facilitando a ancoragem de novos conceitos. A pesquisa contribuiu para a construção do conhecimento, expansão da cultura colaborativa mediada pelas TDIC e para o desenvolvimento da biofilia e empatia necessárias à homeostase de Gaia. Revelou, também, a importância do acesso a essas tecnologias para a qualidade e contextualização social da educação na contemporaneidade.

Externo à Instituição - FRANCISCO ANTÔNIO PEREIRA FIALHO
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER