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Banca de QUALIFICAÇÃO: ERINALDO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERINALDO ALVES
DATA: 06/09/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de estudos III, PPGED
TÍTULO: TECNOLOGIAS E PANDEMIA: estudo sobre as implicações na atuação dos professores de uma escola do alto sertão sergipano durante o ensino remoto emergencial
PALAVRAS-CHAVES: Atuação dos professores. Ensino remoto emergencial. Pandemia. Tecnologias.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar as implicações da inserção das tecnologias digitais na atuação dos professores de uma escola do alto sertão sergipano, durante o ensino remoto emergencial, no período de Pandemia do Sars-Cov-2. Apresenta como objetivos secundários, identificar as interfaces tecnológicas utilizadas pelos professores durante o ensino remoto emergencial; relacionar as dificuldades vivenciadas pelos professores no uso das tecnologias para as aulas durante o ERE; além de analisar as simetrias e dessemelhanças entre às diretrizes publicadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura e o trabalho desenvolvido pelos professores. A crise sanitária que assolou o mundo impôs o distanciamento físico entre as pessoas como estratégia para evitar a disseminação do vírus causador da covid-19. Assim, professores e alunos também tiveram que “se separar” tendo as aulas suspensas por um certo período. Ao mesmo tempo, houve uma campanha pelo retorno às aulas – de forma remota – para que se reduzissem os impactos na aprendizagem dos alunos. Isso fez com que as escolas tivessem que buscar alternativas para o trabalho de forma a atender às necessidades de aprendizagem. O trabalho justifica-se pela necessidade de entender como os professores desenvolveram as aulas, quais foram as implicações da utilização das tecnologias, quais as interfaces tecnológicas utilizadas pelos professores e as dificuldades na utilização de tais recursos. O trabalho, de cunho qualitativo, utilizará o questionário e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados e será desenvolvido com oito professores de uma escola de educação básica. A análise dos dados será baseada na pesquisa docente de Freeman (1998), que considera codificar, agrupar, estabelecer relações e exibir dados como etapas fundamentais para se analisar dados. Espera-se, com o desenvolvimento deste estudo, compreender como se deu a atuação dos professores durante o ensino remoto emergencial e quais foram as implicações do uso das tecnologias nas aulas remotas, em uma escola do alto sertão sergipano.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA
Externo à Instituição - MARIO ANDRE DE FREITAS FARIAS
Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA

Notícia cadastrada em: 03/08/2022 10:14
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