Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER DOS SANTOS GUIMARAES

DISCENTE: WAGNER DOS SANTOS GUIMARAES
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGED – Didática II – UFS São Cristóvão
TÍTULO: As Itinerâncias dos Docentes da Educação Básica no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: docência; experiências; formação continuada; práxis; Profletras.

Esta investigação tem como objetivo geral analisar as itinerâncias formativas (re)construídas pelos egressos do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (Profletras), relacionando-as com o exercício da docência. A trajetória profissional contempla processos formativos que implicam na práxis e evidenciam a relevância deste estudo no campo social e acadêmico-científico. Epistemologicamente, esta investigação pauta-se na teoria da complexidade que se apoia nos princípios dialógico, recursivo, sistêmico-organizacional, holográfico e da (re)introdução do sujeito cognoscente na realidade observada, considerando, ainda, a autonomia e a dependência de si e do outro. Quanto à natureza dos dados, trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a participação de 30 egressos (formados no período de 2015 a 2019) da Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizada no município de São Cristóvão. No tocante às fontes de informação, fez-se um levantamento, do tipo estado do conhecimento, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD). Utilizar-se-ão, como dispositivos de recolha de dados, questionário e entrevista semiestrutura que constituirão o corpus empírico a ser analisado a partir dos pressupostos das noções subsunçoras que possibilitam compreender a natureza cultural, política e história da população pesquisada, dando-se ênfase aos saberes da experiência, do conhecimento e pedagógicos. Esperam-se que os resultados permitam (re)construção de sentidos e significados sobre os processos ecoformativos dos professores-pesquisadores concluintes do Profletras. Além disso, buscar-se-á a identificação dos impactos cognitivos e educativos dessa formação continuada em serviço nos espaços escolares.

Externo ao Programa - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JOSEVANIA TEIXEIRA GUEDES
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI