Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA DE MEDEIROS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA DE MEDEIROS LIMA
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Sala de estudos III, PPGED
TÍTULO: A POTÊNCIA AFETIVA NO PROCESSO DE APRENDER DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Afetos. Aprender. Ensino Médio Integrado. Educação profissional. Institutos Federais.

A busca pelo entendimento acerca dos afetos na relação com o processo de aprender nos leva a desenvolver esta investigação, que surge a partir de encontros com as narrativas de jovens estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). São relatos acerca de incertezas, angústias e cobranças, que sugerem a importância de compreendermos os afetos para além de um suporte necessário ao domínio cognitivo. Estamos propondo um alargamento sobre a discussão de uma educação profissional que se propõe disruptiva em relação à lógica do capital, cujo ideal visa superar as dicotomias entre formação técnica e formação intelectual em prol de uma integralidade do sujeito. Tendo em vista que o fundamento para a criação da RFEPCT e de parte significativa da produção acadêmico-científica da educação profissional contemporânea segue uma base teórica alicerçada sobre o ideal humanista de perspectiva emancipadora, segundo o qual, a conscientização a partir do esclarecimento científico e o domínio técnico do saber é condição suficiente necessária para a libertação do homem, apresentamos algumas inquietações iniciais: De onde se parte e para onde se caminha essa busca pela superação de dicotomias? Qual o lugar dos afetos nessa modalidade educacional? Como propor integração na formação pensando sobre a potência dos afetos para o processo do aprender? Estes são apenas alguns questionamentos que nos mobilizaram para estudar a educação profissional saindo da lógica de uma dada universalidade de razão moderna, partindo da indissociabilidade mente e corpo para analisar a compreensão do estudante da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) sobre os afetos na relação com o processo do aprender. O aporte teórico que lastreou nossas discussões se constitui de aproximações entre teorias espinosanas e deleuzianas realizadas sob ótica da educação. Para produção e leitura dos dados buscamos uma composição metodológica inspirada na arqueogenealogia foucaultiana, na metodologia de narrativas autobiográficas e na cartografia. A abordagem de cunho interpretativo vai priorizar a pesquisa de campo para o trabalho empírico, propondo como procedimentos de pesquisa, entrevistas individuais e coletivas; observação participante e diário de campo. A mesma se desenvolverá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, campus Aracaju. Os sujeitos que participarão conosco dessa investigação serão os estudantes dos anos iniciais e dos anos finais do ensino médio integrado, além de alguns alunos desistentes. A partir desse delineamento inicial da investigação esperamos contribuir para a ampliação sobre a discussão dos afetos em uma proposta outra de formação integrada.

Presidente - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS