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Notícias

Banca de DEFESA: GIULIA PEREIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIULIA PEREIRA SANTOS
DATA: 27/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: A INTERATIVIDADE NA REDE SOCIAL WATTPAD: uma experiência no ensino de língua inglesa
PALAVRAS-CHAVES: Rede Social de Escrita. Wattpad. Interatividade. Educação Básica. Língua Inglesa.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

A internet tornou-se um espaço propício para a criação e construção de conteúdos e sentidos. A sociedade e a escola, por estarem imersas na hipermobilidade e na ubiquidade, acabam por incorporar grande parte das profundas mudanças nas formas de comunicação e ensino que temos vivenciado. Esta dissertação tem como objetivo compreender a interatividade na produção textual de alunos do ensino fundamental, na rede social de escrita Wattpad, com vistas à promoção do ensino de leitura e escrita em língua inglesa como prática social. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, por focar na compreensão e interpretação do fenômeno bem como também se identifica como uma Pesquisa de Intervenção Pedagógica. Os dados são gerados em uma escola estadual localizada na região metropolitana de Aracaju, por meio da criação de um grupo de trocas de leitura sobre produções textuais publicadas no Wattpad, com a participação de 14 discentes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os feedback trocados nos grupos de leitura, o diário de campo da pesquisadora, as gravações de áudio das oficinas de escrita, os questionários implementados no início da pesquisa e as entrevistas semiestruturadas são os instrumentos de geração de dados selecionados para este estudo. Os procedimentos de análise dos dados são feitos com base em Freeman (1998), cujos princípios consideram a prática do professor pesquisador em duas vias: aquela em que o professor é um investigador externo da realidade escolar e aquela na qual o professor é participante-integrante do ambiente. Nesse caso, nesta pesquisa, ambas as posições foram contempladas, pois, possuem o olhar de uma professora-investigadora de fora da rotina comum da escola, que também realizou oficinas por um tempo determinado no contexto de investigação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Externo ao Programa - 2329868 - ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Externo à Instituição - ORLANDO VIAN JUNIOR

Notícia cadastrada em: 12/07/2022 15:59
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