Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLENE PEREIRA DE JESUS

DISCENTE: CHARLENE PEREIRA DE JESUS
DATA: 27/07/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A RELAÇÃO COM O SABER E A HISTÓRIA ESTUDANTIL DOS ALUNOS DA EJA: MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Alunos da EJA. Relação com o saber. Mobilização.
ÁREA: Filosofia

Esta pesquisa está ancorada na teoria da relação com o saber de Bernard Charlot e subsidiada por estudiosos da educação, a exemplo de Paulo Freire e Lev Vygostky. Ela busca compreender a relação com o saber e a história estudantil dos alunos da EJA. Os estudos realizados tentarão responder à questão central dessa pesquisa: Qual é a relação dos alunos da educação de jovens e adultos com o saber e o que os mobilizou a voltar aos espaços formais de aprendizagem? Neste sentido, do ponto de vista teórico metodológico, tal pesquisa será uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e utilizará como instrumentos: a observação; entrevistas e o balanço do saber. O objeto de estudo são alunos do sexto ano da EJA de uma escola municipal do município de Paripiranga – BA. Os colaboradores serão: a equipe gestora, professores e alunos da referida turma a ser pesquisada. A pesquisa esquematizada neste projeto propõe o estudo e a reflexão sobre as relações dos alunos da EJA com o saber, procurando entender como tem sido a história estudantil destes que estão voltando à escola, bem como, entender o que os mobiliza nessa volta e como a escola tem lidado com a diversidade de saberes trazidos por eles em sua vivência cotidiana para o espaço escolar. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para possíveis percepções de que a escola enquanto espaço formal de aprendizagem pode contribuir de forma significativa com a construção de conhecimentos e com a formação pessoal e profissional desses alunos que em determinado momento de suas vidas precisaram desistir da escola e seguir outros caminhos, mas, agora voltam a esses espaços querendo recuperar um tempo que ficou para trás.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 05/07/2022 08:52