Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA DOS REIS SILVA BACKES

DISCENTE: DÉBORA DOS REIS SILVA BACKES
DATA: 18/07/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: NARRATIVAS DE PROFESSORAS MÃES: (DES) ENCONTROS ENTRE O DEVER-SER E O DEVIR-NÔMADE
PALAVRAS-CHAVES: Maternagem. Pedagogia. Narrativas. Devir Nômade. Cartografia.
ÁREA: Educação

Essa pesquisa intenciona compreender os sentidos que compõem o professorar e o maternar de mulheres docentes atuantes em escolas públicas de Aracaju, Sergipe, buscando problematizar e analisar as formas como esses elementos se entrelaçam compondo a trama que tece suas vidas pessoais e profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio da escuta e análise de narrativas autobiográficas de três (03) professoras mães que atuam no segmento da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos, em escolas públicas na cidade de Aracaju, Sergipe, considerando a narrativa de si como forte possibilidade de pesquisa no campo da Educação. Trata-se de uma proposta ancorada nas perspectivas pós-estruturalistas em Educação, que em seus múltiplos caminhos promove vários deslocamentos, permitindo-nos encontrar trilhas diferentes que possam ser seguidas, transgredir práticas que supomos permanentes e sentidos que nos parecem fixos. Intenciona-se aproximar da filosofia da diferença, por meio das concepções de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a respeito de Devir e Pensamento Nômade, assim como também pelo pensamento de Friedrich Nietzsche sobre a Moral, adotando a abordagem cartográfica como método, perspectivando abandonar a referência ao modelo representacional, rumo ao escape à cópia, à reprodução e à repetição de si mesmo, tornando possível a singularização, a produção de si mesmo a partir de novas estéticas da existência. Assim, intenciona-se buscar a desnaturalização da linearidade histórica dos acontecimentos para aproximar-nos das descontinuidades, das desestabilizações valorativas. A abordagem das entrevistas semiestruturadas alinha-se à possibilidade de fazer emergir informações de forma mais livre e as respostas não estão condicionadas a uma padronização de alternativas, adequando-se dessa forma, à demanda de coleta das narrativas das professoras mães. Diante do movimento de narrar sobre si dessas docentes que maternam, a pesquisa vislumbra busca compreender as experiências vividas por elas desde a decisão por cursar Pedagogia, o percurso formativo, a maternagem, suas estratégias ao aliar vida pessoal e profissional e como esses elementos refletem em seu movimento de professorar e maternar, buscando investigar as origens dos fios que compõem essa trama, visualizando possíveis desafios comuns e perspectivando possibilidades de refazer tais tramas, ressignificando experiências e compondo traçados outros a partir de forças, visíveis ou não, que interajam entre o Dever-Ser professora e mãe e o Devir-Nômade docente mãe.

Externo à Instituição - ANA CAROLINA EIRAS COELHO SOARES
Presidente - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS

Notícia cadastrada em: 27/06/2022 11:52