Banca de DEFESA: LEANDRO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO DOS SANTOS
DATA: 14/06/2022
LOCAL: Online (Plataforma Google Meet)
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: concepções e práticas (2002-2019)
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas Educacionais; Formação Docente; Educação Escolar Quilombola.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo as políticas públicas de formação docente para a educação escolar quilombola que foram institucionalizadas no Brasil no período de 2002 a 2019. Assim sendo, o objetivo é investigar as concepções postas em tais políticas pelo sistema educacional brasileiro no período considerado, de forma a verificar como se apresentam no Projeto Político Pedagógico das escolas municipais remanescentes de quilombo no Estado de Sergipe. Para alcançar este objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico, documental e empírico, que é reportado historicamente em termos da metodologia adotada pela pesquisa e procura compreender o contexto real das comunidades quilombolas desse Estado, as quais perpassaram por uma complexa sistemática de exclusão social. Nos dias atuais, as comunidades quilombolas seguem lutando por reconhecimento e fortalecimento identitário, sendo a educação um caminho fundamental constituído ao longo de seu processo de transformação. A fundamentação teórica da pesquisa está baseada na linha específica de análise construída a partir de uma contextualização histórico-dialética do objeto de estudo, de forma a compor um conjunto de elementos conceituais que têm como ponto de partida as relações sociais de produção, emancipação, resistência, historicidade, criticidade, formação, cultura, raça e etnia. Assim, a análise procura se apropriar dos parâmetros essenciais necessários para realizar uma investigação da realidade a partir do seu contexto histórico e social. Consequentemente, com relação à sua base metodológica, a pesquisa fundamenta-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, por entendê-lo como um método de investigação capaz de analisar a realidade como um todo, bem como compreender os elementos particulares que se incorporam ao objeto analisado. Por meio desta análise, foi possível compreender as contradições das políticas de formação docente legitimadas para o campo da educação escolar quilombola no Brasil ao longo do período estudado. A pesquisa conclui que estas políticas carecem de maior funcionalidade em termos de suas concepções e das práticas que elas suscitam, pois foram produzidas em termos de um conjunto de ações que não conseguiram institucionalizar parâmetros capazes de integralizar os conceitos fundamentais para a formação docente no âmbito da educação escolar quilombola. Entre as ações que deveriam estar implícitas nas políticas consideradas, destaca-se a necessidade de uma formação docente que seja capaz de dialogar com as diferenças e com as especificidades das comunidades remanescentes de quilombo.

Externo à Instituição - CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
Externo à Instituição - EMANUEL ALBERTO CARDOSO MONTEIRO
Externo ao Programa - 1423843 - MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
Interno - 2528737 - MARILENE SANTOS