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Banca de DEFESA: MAX AUGUSTO FRANCO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAX AUGUSTO FRANCO PEREIRA
DATA: 15/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO EM ARACAJU: Uma análise do processo discursivo dos contextos de influências
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Políticas Educacionais; Tecnologia Digital da Comunicação e Informação; Cultura Digital; Inovação Pedagógica.
PÁGINAS: 278
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Para pesquisar os macro e microcontextos de influências do processo discursivo das políticas educacionais para a inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e apropriação da Cultura Digital na Educação Básica, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender os processos discursivos de contextualização e de recontextualização da Base Nacional Comum Curricular e da Lei do Programa Inovação Educação Conectada como políticas atuais selecionadas para implementação no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju. O roteiro teórico-metodológico tomou como referencial a abordagem do Ciclo de Políticas Educacionais, proposta por Bowe, Ball e Gold (1992), atualizada por Ball (2014) e por Ball, Maguire e Braun (2016), para analisar o processo discursivo e as recontextualizações das políticas educacionais reveladas entre as categorias da abordagem teórica que se desenvolvem no “imaginário neoliberal” (Ball, 2014), representadas pelo macrocontexto global das redes políticas de influência, pelo macrocontexto nacional de produção de textos das políticas da educação e pelo microcontexto local, representado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviedo Teixeira em Aracaju. O percurso metodológico incluiu uma revisão bibliográfica do liberalismo, sua origem doutrinária no século XVII, na Inglaterra, e um recorte histórico de seus desdobramentos políticos, no ordenamento jurídico e, especialmente, na produção e na economia clássica para compreensão da expressão do imaginário neoliberal e seus mecanismos de influência, ação e poder, sob os quais se desenvolvem Ciclo de Políticas Educacionais e suas categorias macro e macrocontextuais e respectivos discursos de verdade e poder. Os dados da investigação foram levantados e analisados pelo método de etnografia de redes (BALL, 2014), pesquisa documental e análise de políticas, resoluções, normas, portarias, protocolos, cadernos e outros documentos (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009) e entrevistas semiestruturadas com atores do microcontexto local (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013); (BALL; MAGUIRE e BRAUN, 2016). As análises das categorias do Ciclo de Políticas em relação ao objeto de pesquisa revelaram a presença de um ecossistema emergente de educação no mercado nacional, exercido por filantropias corporativas e familiares ou parcerias privadas, com atuação em rede na Educação de Básica pública e privada; que a Base Nacional Comum Curricular foi inspirada na teoria de aprendizagens para a vida toda e estruturada numa matriz de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes por meio de uma educação híbrida para a inovação educacional apoiada pela Lei do Programa Inovação Educação Conectada que garante patrocínio para investimentos e monitoramento. No microcontexto local, a normatização da base comum foi concluída com os Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal e com o Currículo de Sergipe, as escolas estão equipadas com infraestrutura, tecnologia de acesso à internet e dispositivos digitais para os professores, porém mantendo as práticas pedagógicas sem alteração. A análise do processo discursivo intercontextos das políticas educacionais direcionou a seguinte tese aqui defendida: a inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a apropriação da cultura digital de forma estruturada e instrumental como estabelece a Base Nacional Comum Curricular exigirá uma mudança disruptiva no processo de planejamento e na execução da política pedagógica na SEMED e na RPMEA. O processo de mudança deverá priorizar uma inversão de sentido das demandas para construção da escola e do modelo pedagógico adaptados à educação hibrida, do microcontexto da prática local para a SEMED, com a valorização compatível e o comprometimento dos atores na RPMEA. A não ocorrência da transformação disruptiva do processo e da política pedagógica para a implementação da BNCC manterá a hegemonia da pedagogia convencional nas práticas escolares da RPMEA, acentuará as diferenças de qualidade da educação entre as redes pública e particular e inviabilizará a equidade na educação básica em Aracaju.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA AMORIM BARROSO
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

Notícia cadastrada em: 06/05/2022 09:24
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