Banca de DEFESA: LAÍSE SOARES LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍSE SOARES LIMA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: UM RIO CONFLUENTE DE MEMÓRIAS: NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NO ACAMPAMENTO CHESF (1949-1985)
PALAVRAS-CHAVES: Chesf. Educação de Crianças. Memórias de professoras.

A presente tese tem como objetivo central analisar como se configurou o cotidiano educacional das crianças no Sertão do São Francisco a partir das memórias narradas por professoras do Acampamento Chesf no período de 1949 a 1985. A partir da premissa que o cotidiano escolar institui concepções de sujeitos e práticas sociais para formação das crianças, buscamos, especificamente, identificar a ordenação dos planejamentos e ações empreendidas pelas professoras; reconhecer os objetivos inerentes nas instituições educacionais de ensino para as crianças; explanar o movimento das relações entre as crianças e as professoras; e enunciar as mediações políticas, culturais e sociais imersas nas experiências infantis. O recorte temporal entre os anos de 1949 a 1985, justifica-se por condizer, respectivamente, ao início de atuação da empresa Chesf no município de Paulo Afonso com a edificação de instituições escolares, e ao período de finalização das obras hidroelétricas da Companhia que compreende a unificação social do Acampamento com a Vila Poty. O estudo situa-se no campo da História Social da Infância e na História da Educação, norteando-se pela perspectiva de infância a partir da Modernidade e pelas contribuições dos conceitos educacionais da Pedagogia Histórico-Crítica. Com base no enfoque metodológico da História Oral, utilizamos como fontes, especialmente, as memórias de dose professoras que atuaram nas escolas da Companhia com crianças na faixa etária de quatro a quatorze anos, inseridas nas turmas de jardins e ensino primário, além de fotografias e documentos normativos do período, a exemplo de decretos e relatórios. As narrativas foram ordenadas para análise em quatro categorias que discorrem sobre o perfil das professoras; a organização pedagógica das escolas; a proposição de ensino para as crianças; e as interferências que a Companhia e a comunidade emitiam sobre as instituições escolares. Os resultados evidenciam que as professoras eram todas mulheres pela perspectiva que a figura feminina seria fundamental para uma formação humanista de cuidados, livre de conflitos. A atuação docente ocorria a partir de um projeto educacional com objetivos comuns para todas as escolas, independente da condição econômica das crianças matriculadas, sistematizado pelos dirigentes da empresa em parceria com as diretoras das instituições e efetuado por meio dos planejamentos semanais que eram fiscalizados pela coordenação pedagógica. O plano de ensino contemplava conteúdos culturais, históricos, científicos e sociais para uma formação integral, visando um ideal de sujeito chesfiano, configurado por um viés civilizador, com todos os requisitos necessários para dar continuidade aos trabalhos e valores da empresa. As rotinas de atividades didáticas e culturais, eram mediadas por normatizações e supervisões, que não tolhiam afetos e relações positivas entre os sujeitos, que se encontravam nos espaços internos e externos da escola, compartilhando sentimentos, consolidados no decorrer dos anos e prevalecentes nos encontros e na memória.

Externo ao Programa - 1908026 - ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - CARLOS AUGUSTO LIMA FERREIRA