Banca de DEFESA: ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA
DATA: 14/03/2022
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: Identidade e sentidos na formação do licenciando surdo do curso de Letras-Libras/UFS
PALAVRAS-CHAVES: Educação de surdos. Formação inicial docente. Letras Libras. Relação com o saber.
ÁREA: Educação

O acesso ao Ensino Superior sempre foi um entrave para muitas pessoas surdas. Antes do reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira, por meio da Lei 10.436/2002, como língua do povo surdo no país, eram muito limitadas as possibilidades de acesso e ainda mais precárias as condições de permanência. Esse cenário foi potencialmente modificado após a regulamentação da Lei, o que levou à obrigatoriedade da Libras como disciplina em cursos de Licenciatura e de Fonoaudiologia e na criação do curso de formação de professores em Letras Libras, promovendo um aumento significativo no número de estudantes surdos nas universidades. Nosso objetivo é compreender os sentidos de aprender e ensinar Libras pelos estudantes surdos do curso de licenciatura Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe, nos aspectos epistêmicos, sociais e identitários, tendo por fundamentação teórico-metodológica a Relação com o Saber na perspectiva antropológica de Bernard Charlot (2000; 2005; 2009; 2013). Trata-se de uma investigação qualitativa e do tipo exploratória, que utiliza como instrumentos de levantamento de dados o questionário, o Balanço do saber e a entrevista semiestruturada, direcionados aos estudantes surdos do curso de licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão. As categorias de análise foram estruturadas em três eixos: a trajetória escolar dos sujeitos, os sentidos que evocam do aprendizado no curso, na apropriação do seu Eu epistêmico e dos sentidos que atribuem ao ensino de Libras, na constituição de sua identidade de professor. A pesquisa apresenta as trajetórias desses estudantes, destacando as relações sociais com a família e a escola, como também as dificuldades, as estratégias de resiliência e os fatores que levaram ao curso. Não há saber sem relação e destacamos a relação com a Libras enquanto saber epistêmico, sistematizado e a relação com seu ensino assume um sentido vocacional, sacerdotal, comprovando a tese de que, para o estudante surdo, tornar-se professor de Libras está ligado à missão de disseminar a língua, de construir uma educação diferente para outros surdos, evitando que sofram as mesmas angústias e dificuldades que eles sofreram.

Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo ao Programa - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - EÂNES DOS SANTOS CORREIA