Banca de DEFESA: VERA LUCIA DE OLIVEIRA RALIN

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERA LUCIA DE OLIVEIRA RALIN
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PELA VIA DA REFLEXÃO AÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial; Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas públicas regulares se constitui como uma importante ferramenta para o processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência. Orientado pelo materialismo histórico-dialético de Vigotski, o presente trabalho se propõe a problematizar a estruturação do atendimento educacional especializado no município de Aracaju durante a pandemia de Covid-19, buscando potencializar a escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial. Para isso, o aporte teórico metodológico escolhido foi a pesquisa-ação colaborativo-crítica. A pesquisa foi estruturada quatro etapas, a saber: planejamento coletivo da formação continuada sobre tecnologias digitais e assistivas para professores do atendimento educacional especializado; aplicação dois questionários online, sendo o primeiro para traçar o perfil de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e do atendimento educacional especializado, e o segundo para compreender como o atendimento educacional especializado estava funcionando durante a pandemia; encontros de formação de professores do atendimento educacional especializado pela via da reflexão-ação, tendo como foco as tecnologias digitais e assistivas; e o trabalho colaborativo com três professoras do atendimento educacional especializado. Como resultados, destacam-se: a mobilização da coordenação de Educação Especial e professores do atendimento educacional especializado da rede pública municipal de Aracaju para romper barreiras sociais e econômicas a fim de garantir o acesso ao atendimento para os alunos público-alvo da Educação Especial; a promoção de espaços de diálogos e coletividade para o rompimento de barreiras educacionais; a formação de 25 professores quanto ao uso das tecnologias digitais e assistivas no atendimento educacional especializado; continuidade do processo formativo com o acompanhamento do trabalho de três professoras a partir do trabalho colaborativo; o desenvolvimento de ferramentas de tecnologia digital e assistiva no trabalho colaborativo com as três professoras, dando ênfase à Comunicação Alternativa como instrumento facilitador de acesso ao currículo e meio de comunicação entre pares; a implementação da Comunicação Alternativa no atendimento educacional especializado com alunos com dificuldade significativas de comunicação. Conclui-se que, com a proposta de formação, foi possível potencializar a escolarização dos alunos dos público-alvo da Educação Especial, e, mesmo que seja um universo pequeno, a trajetória desenvolvida pode servir de referência para outros trabalhos, ampliando os modos de atuação do professor do atendimento educacional especializado.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - ANDRESSA MAFEZONI CAETANO