Banca de DEFESA: MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA
DATA: 23/02/2022
LOCAL: http://meet.google.com/kew-ygdc-tni
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: O CASO DA COORDENADORIA DE APOIO EDUCACIONAL A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Criança com deficiência visual. Atendimento Educacional Especializado. Prática docente. Tecnologia assistiva.

O presente estudo teve como objetivo principal compreender a prática docente com ênfase no uso das tecnologias assistivas na alfabetização da criança com deficiência visual. Tratou-se de um estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, cujos instrumentos de coletas foram: observações assistemáticas e sistemáticas; entrevistas semiestruturadas; documentos da instituição e leituras relacionadas ao tema proposto. O campo de estudo foi a Coordenadoria de Apoio Educacional a Pessoas com Deficiência (COEPD), em Aracaju/SE. Os participantes do estudo foram duas crianças cegas e duas crianças com baixa-visão. Os critérios de inclusão foram as matrículas na alfabetização da COEPD e em escola de ensino regular, assim como a assiduidade às aulas da COEPD. Ainda tivemos como participantes da pesquisa as duas professoras da alfabetização, uma professora da aula de informática, a atual coordenadora da COEPD e uma entrevista complementar com uma ex-coordenadora da instituição. A análise dos dados ocorreu com base nos objetivos da pesquisa e dialogando com a fundamentação teórica do estudo. Nos resultados encontrados a pesquisa de campo apontou as contribuições do uso das tecnologias assistivas no processo de ensino e aprendizagem, pois são peças estruturantes, principalmente as criadas pelas professoras alfabetizadoras, para que houvesse a concretização da alfabetização mediante a necessidade de cada criança cega ou com baixa-visão. Ficou evidente a relevância dos caminhos de alfabetização utilizados de modo que eles nos levam a reflexões sobre a formação do professor e sobre como os alunos são alfabetizados de forma a apresentarem significativo desenvolvimento na aprendizagem. Contudo, reconhece-se que se fazem necessários mais investimentos para que seja possível que os professores trabalhem com mais recursos pedagógicos; com maior quantitativo de material para a criação de tecnologias assistivas de baixo custo; assim como com maior quantidade de altas tecnologias, na perspectiva também de atualizações das tecnologias assistivas existentes na instituição. Ainda, no decorrer da pesquisa, visando a formação continuada, entendemos que é importante ressaltar a necessidade de atualização na área da Linguística de modo que o texto seja o ponto de partida e de chegada na alfabetização, já que os raros cursos de aperfeiçoamento que surgem quase sempre são apenas nas áreas específicas da educação especial e inclusiva. Também se faz necessário apresentar possibilidades de uso das tecnologias digitais como alternativas no processo de ensino e aprendizagem na fase de alfabetização na COEPD.

Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo à Instituição - NELMA DE CASSIA SILVA SANDES GALVAO
Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo ao Programa - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA