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Banca de DEFESA: MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA
DATA: 24/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A TRANSIÇÃO DO MODELO DE EDUCAÇÃO ANTIGA GREGA PARA O MODELO CRISTÃO: CLEMENTE DE ALEXANDRIA E A INSPIRAÇÃO NA PAIDEIA HELÊNICA.
PALAVRAS-CHAVES: História do Pensamento Pedagógico; Educação no mundo antigo; Pedagogo; Platão; Clemente de Alexandria.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa apresenta a transição do modelo de educação constituído na Grécia Antiga para aquele surgido com o advento do cristianismo. No primeiro, encontramos a sua base composta por três grandes paideias: a homérica, a sofística e a socrático-platônica. Estas, como se quer provar, influenciam diretamente no processo educacional cristão. Identificamos como fontes primárias as concepções de Platão, por ele ter sido um dos maiores críticos dos modelos educativos defendido s por Homero e pelos sofistas, bem como as de Clemente de Alexandria, conferido pela literatura como o teólogo pioneiro na construção da paideia cristã. Trata-se de uma pesquisa teórica orientada por um conjunto de conceitos, a saber: educação, justiça, pedagogo, pedagogia, de modo que a exegese de tal conjunto aclara as duas propostas teóricas e identifica as continuidades e rupturas dos autores estudados. Assim, tivemos como problema central: a paideia cristã apresenta originalidade frente aos modelos educativos gregos anteriores? Essa interrogação se desdobra nas seguintes questões: quais as ideias centrais da educação promovida nos períodos homérico, socrático-platônico e sofístico? Qual o lugar da paideia socrático-platônica em vista da promoção da cidade como espaço da ordem justa? Quais as ideias fundament ais da proposta de educação cristã concebida por Clemente de Alexandria e em que medida o pedagogo escravo foi uma frutífera inspiração para a organização das bases educativas de um tal projeto? Para vislumbrar as respostas, descrevemos o âmbito, o plano e o tratamento das propostas educacionais presentes nas três grandes paideias gregas e as influências para o modelo cristão de Clemente; investigamos a inserção da figura do pedagogo escravo veiculada nesses períodos; analisamos como Clemente reconfigura o pedagogo escravo, tornando-o divino, para lançar um projeto de educação cristã; e, finalmente, retomamos a contribuição de Platão e de Clemente de Alexandria para uma ideia de educação no mundo antigo, de modo a ressaltar suas singularidades e estabelecer um marco para a transição entre a paideia gr ega antiga e a cristã, contribuindo para o campo da história das ideias pedagógicas. Reconhecemos o nexo entre o pensamento platônico com o do alexandrino no que concerne ao objetivo da educação: tornar os homens excelentes em virtude e nos valores da alma, tendo como aspecto distinto a fé propugnada por Clemente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426619 - EDMILSON MENEZES SANTOS
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA DANTAS PINA
Externo à Instituição - RONALDA BARRETO SILVA

Notícia cadastrada em: 18/01/2022 10:29
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