Banca de QUALIFICAÇÃO: ADENILDE DE SOUZA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADENILDE DE SOUZA DANTAS
DATA: 10/12/2021
LOCAL: meet.google.com/ota-jeuz-oeu
TÍTULO: A CLASSE UNE, O GÊNERO SEPARA: MULHERES NO COMANDO SINDICAL DOCENTE E AS RELAÇÕES DE GÊNERO E PODER
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Mulheres presidentas no sindicalismo docente. Relações de gênero e poder. Resistência.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

As lutas que os sujeitos engendram na sociedade representam as formas de resistências na luta por seus direitos. Na esfera da política pública da educação, são os movimentos sociais e sindicais que têm tido maior representatividade, pois, tradicionalmente, eles têm encarnado as vontades coletivas. E as políticas públicas advindas desse embate, sobretudo no e com o Estado apresentam-se como respostas às demandas dos sujeitos. No contexto educacional as relações existentes entre as formas de participação das mulheres nos movimentos sociais e as modalidades de sua representação política, é um tema que suscita várias questões, no sentido de se repensar a significação dos movimentos de mulheres e a participação destas nos distintos movimentos sociais. A presente pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, tem como objetivo geral analisar as trajetórias de mulheres líderes sindicais docentes, que ocupam ou ocuparam cargos de presidentas nessas organizações, destacando as relações de gênero e poder e a construção de identidades. Os pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético em interlocução com as teorias feministas e de gênero orientam as análises do objeto, centrado nas relações de gênero e poder presentes no contexto do sindicalismo docente da Educação Básica brasileira. Várias fontes de informação contribuem para estruturar o conhecimento produzido: Revisão da literatura/levantamento bibliográfico; Consulta a documentos do Banco de teses dissertações da Capes, do Portal de periódicos da Capes, com a finalidade de mapear trabalhos nacionais e internacionais relevantes sobre as mulheres no comando dos sindicatos de docentes; Documentos de sites dos sindicatos docentes como: teses dos congressos dos últimos 05 anos, estatutos das entidades, a fim de observar as concepções políticas das entidades, e listas atualizadas referente à composição das diretorias executiva dos sindicatos da educação; Fontes orais, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas através das plataformas virtuais que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas. A análise de conteúdo mostra-se relevante para nortear a análise dos dados, visto que como uma proposta metodológica dinâmica permite identificar o que está por trás da realidade empiricamente observada. Os resultados preliminares da pesquisa obtidos por meio do mapeamento realizado em 2020/2021 nos sites de 180 entidades sindicais da educação chamam a atenção para o aumento do número de mulheres presentes nas presidências de sindicatos docentes da região norte do Brasil, em comparação com dados obtidos em pesquisa publicada em 2017. Contudo na maioria dos sindicatos as mulheres ainda continuam sub-representadas em cargos de poder, quando se compara o número de mulheres presentes na educação básica.

Presidente - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS