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Banca de QUALIFICAÇÃO: IARLEY PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IARLEY PEREIRA DE SOUSA
DATA: 16/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Modo remoto
TÍTULO: O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS À PERMANÊNCIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UM ESTUDO DA REALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CCJS/UFCG
PALAVRAS-CHAVES: Educação inclusiva; Ensino Superior; Pessoas com deficiência; Ações afirmativas.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

A pesquisa tem como tema: “O enfrentamento dos desafios à permanência das pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro: um estudo da realidade dos cursos de graduação do CCJS/UFCG.” No Brasil, vigora a Lei n.º 12.711/12, que estabeleceu regras para o sistema de quotas para o ensino superior e técnico. Em 28 de dezembro de 2016, é publicada a Lei n.º 13.409, que altera a Lei n.º 12.711/12, incluindo no rol dos tutelados por este instrumento legal, as pessoas com deficiência. Este fato representa importante conquista para uma parcela da população historicamente vitimada pela segregação e pela exclusão social. No entanto, o censo da educação superior do país aponta que, em 2016, a taxa de evasão das pessoas com deficiência no ensino superior era de 27%. A Declaração das Nações Unidas sobre a educação e formação em matéria de Direitos Humanos, de 12 de fevereiro de 2012, apresenta marcos constitutivos da educação (acessibilidade, aceitabilidade, disponibilidade, adaptabilidade). Esta pesquisa pretende responder o problema: a ausência ou insuficiência da implantação dos marcos constitutivos para a educação inclusiva seria um dos desafios à permanência das pessoas com deficiência nos cursos de graduação do CCJS/UFCG? Frente a esta problemática têm-se a intenção de defender a tese de que a possível ausência da implantação dos marcos constitutivos para a educação inclusiva contribuiria para a evasão dos discentes com deficiência, nos cursos do CCJS/UFCG. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a ausência dos marcos constitutivos da educação inclusiva nos cursos de Graduação do CCJS/UFCG têm relação com a permanência das pessoas com deficiência nestes mesmos cursos. São objetivos específicos: discorrer sobre a história da educação inclusiva e suas bases legais, a nível nacional e internacional; apresentar o local (Campus Sousa da Universidade Federal de Campina Grande) e os sujeitos da pesquisa; identificar os principais desafios percebidos pelos discentes com deficiência dos cursos de graduação do CCJS/UFCG, sejam oriundos do sistema de cotas ou não; discutir a efetivação das políticas afirmativas para as pessoas com deficiência no âmbito da UFCG. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa. Quanto ao tipo, a pesquisa é descritiva. Elegeu-se dois instrumentos de coleta de dados: uma entrevista semiestruturada, seguindo a concepção de entrevista compreensiva, proposta por Kaufmann (2013) e um questionário que abordará os marcos da educação inclusiva. A amostra está dividida em cinco grupos: discentes com deficiência (10 participantes), egressos com deficiência (05 participantes), discentes evadidos (05 participantes), servidores no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFCG (03 participantes) e docentes dos cursos do CCJS/UFCG (10 participantes). Os dados coletados serão discutidos por meio da análise de discurso proposta por Bourdieu. Pretende-se que os resultados apresentados possam auxiliar as pessoas com deficiência em seus processos internos em vistas de sua permanência do ensino superior público, através da elaboração de uma proposta de enfrentamento dos desafios identificados a ser oferecida a UFCG, além de apresentar uma pequena contribuição ao universo da discussão sobre os direitos educacionais das pessoas com deficiência e da Educação, como ciência e profissão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - Nozângela Maria Rolim Dantas
Externo à Instituição - Jacyara Farias Souza Marques

Notícia cadastrada em: 22/11/2021 13:56
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