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Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABEL SILVA SOUZA D AMBROSIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABEL SILVA SOUZA D AMBROSIO
DATA: 16/12/2021
HORA: 13:00
LOCAL: meet.google.com/ceg-jveb-joi
TÍTULO: SABER DOCENTE NO ENSINO DE INGLÊS: APRENDER E ENSINAR EM CONTEXTO EMERGENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Remoto Emergencial. Formação docente. Língua Inglesa. Saber Docente Experiencial.
PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta tese está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa de Formação de professores e tem por objetivo geral compreender a aplicabilidade das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no processo de ensino, baseado no saber docente experiencial no Ensino Remoto Emergencial pelos professores de Língua Inglesa (LI). O período de análise se insere no Ensino Remoto Emergencial e Híbrido devido a pandemia da COVID-19 e da nova reforma na matriz curricular para o Novo Ensino Médio que é amparado pela Base Nacional Comum Curricular fundado no desenvolvimento de competências e habilidades. O Novo Ensino Médio (MEC, 2018) traz uma proposta de flexibilidade curricular e desenvolvimento do protagonismo juvenil. Diante de tantas variantes o estudo do saber docente experiencial se constitui um dos pilares na construção da prática docente e da investigação sobre como se dá o ensino em inglês como instrumento de comunicação dos aprendentes neste contexto. A Língua Inglesa é estudada como Língua Franca, desterritorializada e global e importante no desenvolvimento na formação do aprendente como cidadão mundial. O percurso metodológico desta pesquisa constituiu-se pela observação e análise das principais práticas docentes exercidas no ensino da disciplina de inglês pelos atores sociais participantes da pesquisa empírica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo método é um estudo de caso de caráter descritivo interpretativista. Os instrumentos de coleta de dados serão questionário, observação de aula e entrevista e serão analisados pela Análise do Discurso (ORLANDI, 1994, 2005, 2017) cuja perspectiva de análise é oriunda da vertente francesa de Michel Pêcheux (2015). Problemas com a conectividade e o cenário atípico com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o retorno presencial, trazem desafios para o professorado diante das práticas docentes. Nesse sentido, compreende-se que discussões sobre as tecnologias digitais, o saber docente experiencial, o ensino da Língua Inglesa são discussões importantes para a sociedade acadêmica neste cenário atípico. Como aporte teórico, a investigação está ancorada em Tardif (2014,2000), Pimenta (1996,1997, 2009) e Gauthier (2013). Os dados de pesquisa estão alinhados ao corpo da construção da tese sendo que os resultados parciais desta pesquisa indicam que os conhecimentos docentes adquiridos por meio da relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação não estão sobressaindo em suas estratégias de ensino. Estes resultados apontam para a necessidade de um olhar mais aprofundado e formação contínua pelos professores sobre os demais saberes necessários para o aperfeiçoamento da habilidade tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA

Notícia cadastrada em: 19/11/2021 08:03
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