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Banca de QUALIFICAÇÃO: KÉSIA DOS ANJOS ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÉSIA DOS ANJOS ROCHA
DATA: 02/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/vkp-stvv-qox
TÍTULO: POR UMA EDUCAÇÃO SEM JUÍZO: ARTIVISMOS DAS DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO, CENSURAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Artivismos das Dissidências Sexuais e de Gênero; Políticas Antigênero; Políticas Educacionais; Pesquisar Queer/Cuir; Políticas de Escrita.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

A presente pesquisa traz como temas de interesse as questões de gênero esexualidades entendidas como eixos de poder em disputa no âmbito das políticaseducacionais na atualidade. Minha reflexão se voltará para quatro cenas/produçõesartivistas que envolvem as dissidências sexuais e de gênero: o lançamento do livroinfantojuvenil A princesa e a costureira (2015), da escritora Janaína Leslão; a peça deteatro O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu (2016), montagem da atriz RenataCarvalho; a performance La Bête (2017) do artista Wagner Schwartz e a série Born toAhazar (obras de arte Travesti da lambada e deusa das águas e Adriano bafônica e LuizFrança She-rá) do artista Be Leite (2013), exposta na Queermuseu – Cartografias dadiferença na arte brasileira (2017). A partir de um olhar para as cenas e de conversasestabelecidas com as artistas, pensarei o contexto histórico e político contemporâneoque possibilitou a pluralização de práticas discursivas dissidentes (por meio de editaisde incentivo à promoção da cultura LGBTI+, novas articulações de movimentosfeministas e sociais no cenário atual, dentre outros) no âmbito das artes e buscareicompreender como arte, política e censura fazem parte dos jogos de poder que ressoamnas políticas públicas de educação no Brasil. No movimento de grafia da tese, mobilizoconceitos e afetações que emergem das produções teóricas dos feminismos, estudosqueer e produções contracoloniais e assumo a escrita também como uma performancedesobediente. Algumas inquietações me atravessam e me levam a buscar nessasmanifestações estranhas/queer, sapatonas, contra-hegemônicas, possíveis chaves-teóricas que nos ajudem a pensar o campo da educação, suas permanências, bem comosuas insurgências. Do exercício de pensar com as teorias, tenho esboçado os caminhosmetodológicos da pesquisa, compreendendo que epistemologia, ontologia emetodologia precisam estar em constante conversa. Inicialmente denomino PesquisarQueer/Cuir, um campo aberto para o diálogo entre teorias e para se constituir ereconstituir a partir delas. Aciono documentos oficiais do Vaticano e da Igreja Católica;notas, decisões e projetos governamentais; projetos de leis antigênero; acontecimentos einvestidas de censura em redes sociais, além de conversas com algumas das pessoasenvolvidas diretamente nos episódios narrados e, a partir de um olhar multifocal, medesloco a pensar arte, educação, censura, políticas de educação, produção da ideia deuma infância sob ameaça. Penso a pesquisa como uma prática corazonada, como sugerePatrício Guerrero Árias e por isso, trago uma narrativa costurada com minhasexperiências de sentir a vida, é uma aposta em uma prática que tem cheiros, cores,lugares, texturas, sentimentos. Convido também para esse caminhar, a pensadora valflores e aciono como método dois conceitos trazidos por ela, o de ficçõesendemoniadas, o qual utilizo para pensar as cenas artísticas escolhidas para análise e oconceito de interrupção/interruqção, com o qual teço rotas para asleituras/interpretações das mesmas cenas. Acredito que a ideia de provocar
interrupções/interruqções na ordem hegemônica, de pensar a arte e a educação comopossibilidades de rupturas críticas nas programações binárias de gênero e sexualidades ena ordem colonial ainda vigentes, podem nos inspirar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo à Instituição - GREGORY DA SILVA BALTHAZAR
Externo à Instituição - FERNANDO SEFFNER
Externo à Instituição - CLAUDIA PEREIRA VIANNA

Notícia cadastrada em: 17/11/2021 08:33
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