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Banca de DEFESA: MARIA HELOISA DE MELO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HELOISA DE MELO CARDOSO
DATA: 17/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: EDUCAÇÃO MENOR: PROFESSORAS/ES, MÁQUINAS DE GUERRA, DIFERENÇA
PALAVRAS-CHAVES: Diferença. Educação Menor. Narrativografias. Professores/as
PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta tese traz como objeto de investigação as/os professoras/es de uma Educação Menor. As experiências das/os professoras/es, foco desta pesquisa, permitiram mostrar a manutenção e o funcionamento das pedagogias tradicionais, de normas regulatórias, de disciplinamentos, presentes nos cotidianos escolares, mas também me levou a perceber as (des)territorializações que essas/es professoras/es conseguem promover confrontando com as pedagogias que se pretendem hegemônicas. Tem como objetivo principal narrativografar as experiências de professoras/es da Educação Infantil e Ensino Fundamental que praticam uma Educação Menor, consoante com a perspectiva da Filosofia da Diferença, pensada a partir de Deleuze e do conceito de Educação Menor, cunhado pelo filósofo brasileiro Silvio Gallo. Esta trama se desenvolve por meio de linhas trazidas pelas chamadas teorias pós-críticas em educação. Optei por um método que permite falar sobre as singularidades, os devires, a possibilidade de fazer rizoma e sobre as linhas que territorializam e desterritolializam a todo instante. As linhas deste texto são linhas de fuga, de intensidades, de articulações, de velocidades e movimentos que a todo instatante territorializam e desteritorializam nosso próprio pensar. É uma escrita inquieta, indefinida, instávél, que não para, que vai e volta, é uma escrita Devir, entendida como movimento constante, processo inacabado que não sabe onde vai chegar e que sabe que não se pode chegar a lugar nenhum, porque o mais importante está no meio do caminho, nunca no início ou fim. O ponto de partida foi lançar um olhar a partir das narrativas, ou seja, das experiências de vida pessoal e profissional dessas/es professoras/es, revisitando histórias de vida, narrativografando acontecimentos passados e recentes, esclarecendo detalhes das trajetórias de suas vidas, identificando os obstáculos e facilidades encontrados nas suas trajetórias profissionais, suas motivações para a formação, e as nuances de expressões, emoções e afetos que emergiram durante as entrevistas no movimento do pesquisar. Uma educação se faz no movimento de ir e vir, das trajetórias, da prática da diferença, em tons e semitons, de gestos e expressões no ato de dizer e do fazer educação. Esta investigação me permitiu uma desconstrução e um novo jeito de “professorar”. Penso que como os feixes de linhas que compõem as/os professoras/es participantes, também já existem em mim, agora, muito mais linhas flexíveis, prontas para desembocar em linhas de fuga para uma educação menor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALDENISE CORDEIRO SANTOS
Presidente - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Externo à Instituição - JOSEVANIA TEIXEIRA GUEDES
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - RUTH PAVAN

Notícia cadastrada em: 11/11/2021 08:46
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