Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE NOVAES DE SOUZA

DISCENTE: VIVIANE NOVAES DE SOUZA
DATA: 25/11/2021
LOCAL: meet.google.com/kek-miuf-itx
TÍTULO: ESTUDO DESCRITIVO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA REDE ESTADUAL DO SERTÃO SERGIPANO
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada, Desenvolvimento profissional docente, Educação básica.
ÁREA: Educação

A formação continuada configura-se atualmente um importante campo de discussões sobre a docência e as práticas educativas. Esta dissertação tem como foco a formação continuada de docentes da rede estadual do sertão sergipano. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo que tem como objetivos investigar o processo da formação continuada no âmbito individual e coletivo de docentes que atuam no ensino fundamental das escolas estaduais do alto sertão, bem como identificar quais são as modalidades de formação continuada oferecido aos docentes do ensino fundamental das escolas da rede estadual do sertão sergipano além de descrever as iniciativas pessoais dos docentes do alto sertão, do que diz respeito a busca do desenvolvimento profissional através de ações de formação continuada; averiguar junto aos docentes investigados quais são os aspectos imprescindíveis para a melhoria do processo ensino aprendizagem, na região. Para a coleta e análise de dados e informações, serão triangulados os resultados obtidos em entrevistas, aplicação de questionários e análise documental, tendo como referencial teórico-metodológico a identificação e classificação de Garcia (1999) sobre o desenvolvimento profissional docente. Para análise da coleta será utilizado o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Com este estudo, espera-se a construção de um conhecimento sem precedentes para a compreensão do processo de formação continuada de docentes da rede estadual do alto sertão, contribuir para novas pesquisas e programas de formação continuada, principalmente para os docentes do ensino fundamental.

Externo à Instituição - ALANA DANIELLY VASCONCELOS
Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS

Notícia cadastrada em: 28/10/2021 10:31