Banca de QUALIFICAÇÃO: HUDSON LEONARDO CORDEIRO DE MOURA

DISCENTE: HUDSON LEONARDO CORDEIRO DE MOURA
DATA: 14/12/2021
LOCAL: meet.google.com/kek-miuf-itx
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional, Ensino Fundamental

Essa dissertação possui como ponto principal investigar o processo de formação continuada dos docentes da rede pública e particular de Aracaju/SE no tocante ao desenvolvimento profissional, como também identificar nas propostas de formação continuada das escolas investigadas os indicadores de planejamento, assessoria e avaliação no desenvolvimento profissional dos docentes investigados; procurando descrever o perfil e a trajetória profissional de docentes de diferentes áreas de conhecimento. Para a elaboração do referido trabalho, serão utilizados a pesquisa qualitativa em educação de cunho descritivo, o levantamento bibliográfico fundamentado principalmente pelos autores: Garcia (1999, 2010), Marcelo (2009), Gatti (2008, 2010), Mizukami (2005, 2010), Morosini (2014), e a coleta de dados será realizada a partir do preenchimento de um questionário estruturado para os professores e entrevista semiestruturada para os coordenadores participantes. Posteriormente, após a coleta de dados, para interpretá-los, utilizar-se-á nos instrumentos a análise de Conteúdo de Bardin (2011), na qual será realizada a partir de uma organização, codificação e categorização desses dados e por fim, far-se-á uma estruturação, análise, interpretação e cruzamento dos dados obtidos, uma elaboração do resultado estatístico traduzidos em gráficos e relatórios conclusivos. Ademais, espera-se que estes dados coletados comprovem que no momento se faz necessário mais pesquisas que elencam dados que a literatura aponta como imprescindíveis para um desenvolvimento profissional eficaz, contribuindo assim para a presente área temática, o desenvolvimento dos docentes e consequentemente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo ao Programa - 1188461 - JOSE AMERICO SANTOS MENEZES
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS

Notícia cadastrada em: 28/10/2021 10:25