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Banca de DEFESA: VINICIUS SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINICIUS SILVA SANTOS
DATA: 12/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: (Online)
TÍTULO: ETNOCENOLOGIA VIRTUAL DA APRENDIZAGEM JUVENIL CONTEMPORÂNEA: CENÁRIOS, PERFORMANCES, EXPERIÊNCIAS E MEDIAÇÕES COM OS DISPOSITIVOS DAS CULTURAS DIGITAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Coletivos Juvenis; Etnocenologia; Culturas Digitais; Dispositivos digitais; Cibercultura; Aprendizagens; Educação.
PÁGINAS: 350
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as narrativas juvenis em redes (on-line e presenciais) mediadas com os dispositivos digitais fazem surgir performances etnocenológicas, de comunicação, partilha, convívio, engajamento e solidariedade, de modo a compreender os processos de aprendizagens etnocenológicas dos/das jovens com os dispositivos digitais nos coletivos comunitários (em redes virtuais e presenciais) e como estes redesenham o entendimento sobre o fenômeno das aprendizagens e, por conseguinte, a educação na contemporaneidade. Esta investigação é qualitativa, inspirando-se na multirreferencialidade de Macedo (2012, 2015) e Ardoino (1998) priorizando “outro rigor” investigativo. Fundamentou-se, ainda, na Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli (2005a, 2005b, 2007) e nos estudos da Etnocenologia de Bião (1998, 2007), no campo das artes cênicas. Os participantes desta pesquisa são dez jovens com faixa-etária entre 18 e 29 anos que atuam em coletivos juvenis (net-ativistas), situados no estado de Sergipe. Os principais dispositivos de produção dos dados são: diário de itinerância, memorial narrativo, entrevistas livres ou não-estruturadas e narrativas digitais. A interpretação dos achados da pesquisa e análise dos dados priorizou a ideia de bricolagem artesanal, com intuito de descrever as principais noções subcunçoras emergentes destacam o uso dos dispositivos digitais para interagir, criar e compartilhar narrativas e performances estéticas, corporais e lúdicas, buscando dar visibilidade às ações organizadas pelos coletivos de juvenis “nas redes e nas ruas”, nas quais é possível destacar o cultivo de ações intervencionistas, experimentais, culturais, ritualistas, performáticas e comunicacionais. Nesse sentido, as experiências mediadas pelos/pelas jovens com os dispositivos digitais nos coletivos comunitários (em redes virtuais e presenciais) propõem a estilização das experiências educativas, reconduzindo os nossos olhares quanto aos saberes produzidos, os espaços-tempos e modos de pensar o fazer pedagógico que demonstram, como caminho e possibilidade, o cultivo de uma educação pautada na colaboração, criatividade, solidariedade, na formação política e cidadã, mais que nunca, engajada com a transformação da realidade social. Com base nestas compreensões, emergiram as seguintes noções subcunçoras: a) Performances net-ativistas implicacionais; b) Mediações-lives e aprendizagens etnocenológicas nas redes; c) Aprendizagens etnocenológicas intervencionistas nas ruas; e d) Aprendizagens etnocenológicas intervencionistas nas redes. Por fim, é possível afirmar que as performances virtuais de interação, engajamento e sensibilidades vividas pelos/pelas jovens com os dispositivos das culturas digitais alteram as experiências de partilha, interação e cognição, o que torna possível a tese apresentada sobre a emergência da Etnocenologia Virtual das Aprendizagens Juvenis na Contemporaneidade”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA SANTANA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 18/10/2021 08:12
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